Home > Programas > Formiga na Tela > Popeye fez 90 anos e está na pauta do Formiga na Tela!

Popeye fez 90 anos e está na pauta do Formiga na Tela!

O marinheiro Popeye, uma figura indelével no imaginário popular

Em janeiro de 1929, a tira de jornal Thimble Theater, do cartunista E. C. Segar, já tinha uma década de existência. O humor burlesco agradava um povo que precisava de diversão, prestes a entrar na Grande Depressão naquele momento. Foi então que um novo personagem apareceu na vida da família protagonista, conquistando o coração de Olívia, filha do casal Oyl. Mas não foi apenas isso que ele conquistou, já que ele se tornou tão popular que virou o personagem principal da tira, que até foi rebatizada com seu nome. O marinheiro Popeye entrou na cultura de massa para nunca mais sair.

(Compre as edições da PIXEL nos links a seguir: Popeye Clássico e Super Popeye)

Popeye no Formiga na Tela

A gloriosa primeira aparição do marinheiro Popeye em Thimble Theater.

(Sobre essa época anterior à criação do Superman, confira nosso podcast sobre Heróis Pulp)

Ao longo destes 90 anos, Popeye já apareceu em inúmeros produtos fora dos quadrinhos. Mais lembrado pelo público em geral pelas animações, que não chegam nem perto da graça de seus quadrinhos, o marujo teve seu auge de popularidade nos anos 1940. Diferente dos super-heróis, que quase sumiram após a Segunda Guerra, este simpático bronco caiu no gosto das pessoas com suas peculiaridades marcantes. A mais lembrada é a super-força que vem do consumo de espinafre, mas existe uma rica galeria de coadjuvantes que também marcaram essa trajetória.

Pulando de editora em editora pelas décadas, além de uma trajetória de publicação muito irregular no Brasil, as mesmas animações que o descaracterizaram fizeram algo de bom, mantendo-o na memória coletiva. Uma criação tão longeva como essa, com tantas particularidades interessantes, merece ter seu aniversário celebrado de uma forma digna.

Confira o Formiga na Tela comemorando os 90 anos de Popeye. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Inscreva-se no canal e ative o ícone do sino para ser notificado a cada atualização. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um email para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião não apenas sobre essa pauta, mas sobre o formato do programa no geral.

Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá…

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!