Home > Programas > Formiga na Tela > O mangá Planetes, de Makoto Yukimura, no Formiga na Tela!

O mangá Planetes, de Makoto Yukimura, no Formiga na Tela!

Planetes e sua visão de futuro

Lançado em 2015 no Brasil pela Panini, o mangá Planetes, de Makoto Yukimura, é um belíssimo exemplo de narrativa de Ficção Científica que abarca significados que vão muito além do desfile de tecnologia futurista. Lançado na virada para o século XXI, Planetes se passa por volta de 2070 e acompanha uma equipe de colhedores de detritos espaciais, em meio às questões complexas que compõem esse novo estágio da humanidade no espaço. É a visão desses personagens que nos guia pelos dilemas individuais e coletivos gerados por essa nova realidade, não sem descuidar de fundamentação científica, é claro, já que a proposta é ancorar a história em tecnologias possíveis e derivadas do que já existe em termos de astronáutica.

O autor é hábil ao fragmentar o todo em pequenas histórias que servem como peças, revelando um pouco de cada um e permitindo evoluções dramáticas durante esses episódios. O ponto central de Planetes é a expedição que levará uma tripulação até Júpiter, chegando tão longe pela primeira vez. Um empreendimento como esse não acontece sem consequências macro e micro, algo que Yukimura consegue desenvolver até uma conclusão bastante interessante e reflexiva.

Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!