Cinema Japonês na pauta, com Kurosawa, Ozu, Mizoguchi e além…
Não é preciso esforçar-se muito para exaltar as qualidades e a importância do Cinema Japonês como um todo. A produção nipônica em seu período clássico é facilmente identificável como uma das melhores do mundo, também destacando-se em produções mais recentes. Um país devastado pela Segunda Guerra, superando sua humilhação e entregando, já em pouquíssimo tempo, obras que marcaram a Sétima Arte de forma indelével. Os trabalhos de Akira Kurosawa, Yazujiro Ozu e Kenji Mizoguchi, ficando somente nos mais famosos, ainda nos emocionam e tem muito a ensinar às novas gerações de realizadores.
(Confira essas imagens dos storyboards dos filmes de Kurosawa e um vídeo sobre o uso do movimento. Não deixe de ler também o artigo sobre A Rua da Vergonha, de Kenji Mizoguchi)
Como fazer justiça a um legado tão poderoso e ainda influente? Neste episódio do FormigaCast, o papo de quase duas horas se ocupou destes cineastas que fizeram História e seus contemporâneos menos lembrados, mas não menos talentosos ou importantes. São tantos detalhes e particularidades dentro do Cinema Japonês que, obviamente, não foi possível cobrir tudo. Mesmo assim, o admirador vai apreciar a conversa, assim como os curiosos terão várias referências para procurar depois. Confira!
Gostou do nosso passeio pelo Cinema Japonês?
É isso aí. Um tema tão especial e rico como esse merecia mesmo uma episódio do nosso podcast e esperamos ter agradado. Gostou? Detestou? Curtiu a conversa agradável? Descobriu coisas novas? Deixou-se contagiar pelo nosso entusiasmo por Kurosawa e seus não menos brilhantes pares? Deixe a gente saber! Comente aqui mesmo, elogiando ou descendo a língua.
Seja lá o que você quiser nos dizer, nosso email é [email protected]. Além da sua opinião sobre os programas já publicados, mande sugestões ou comentários de qualquer tipo.
Estaremos de volta em uma quinzena. Não perca. Até lá…