Home > Programas > Formiga na Tela > O Enigma de Kaspar Hauser no Formiga na Tela!

O Enigma de Kaspar Hauser no Formiga na Tela!

Herzog propõe vários questionamentos em O Enigma de Kaspar Hauser

Como um dos cineastas mais icônicos da Sétima Arte, Werner Herzog tem inúmeras obras emblemáticas. Em O Enigma de Kaspar Hauser, de 1974, não foi diferente, partindo de um caso real famoso da Europa no século XIX, que colocou em xeque diversos conceitos de civilização e construção social. Em 1828, um rapaz foi encontrado em uma praça de Nuremberg, maltrapilho e segurando uma carta, ele repetia apenas uma simples frase. Depois, foi descoberto que Kaspar Hauser havia crescido em um calabouço, tendo contato apenas com uma pessoa que o alimentava. Uma premissa bastante fértil para um realizador no quilate de Herzog.

Compre clicando na imagemO Enigma de Kaspar Hauser

A partir dessa jornada peculiar, o filme se ocupa de fazer o espectador questionar os filtros que a civilização e a educação geral nos impõem enquanto inseridos em um contexto que suprime a natureza. Parece simples, mas a quantidade de reflexões abarcadas nesta narrativa ultrapassa muito sua duração de 110 minutos. Além disso, o cuidado com os aspectos técnicos também salta aos olhos, criando uma experiência visual bastante agradável e com um ritmo seguro.

Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!