Home > Programas > FormigaCast > Inteligência artificial na Literatura no FormigaCast!

Inteligência artificial na Literatura no FormigaCast!

A inteligência artificial concebida por vários escritores foi tema em mais um podcast

Com Frankenstein abrindo as portas da moderna ficção científica em 1818, criou-se uma impressão no mundo literário contemporâneo que gerou até mesmo um termo específico. Graças ao grande Isaac Asimov, “Complexo de Frankentein” passou a designar essa obsessão criada sobre a ciência que se volta contra a humanidade. Muito antes dele, os autômatos já eram figuras familiares na Literatura fantástica, assustando um público que achava sacrílega uma imagem humanoide animada sem a centelha divina. No entanto, a questão aprofundada da inteligência artificial em si só apareceria em 1894, quando Ambrose Bierce se inspirou na realidade e mostrou uma máquina capaz de jogar xadrez.

Inteligência Artificial na Literatura - FormigaCast

Os robôs de Asimov são referências de inteligência artificial na literatura!

De lá até aqui, muita coisa rolou entre as especulações da inteligência artificial na imaginação dos escritores. Do já citado Asimov, com seus famosos robôs relativamente integrados à sociedade, aos futuros mais pessimistas, também houve espaço para aqueles que chegaram a prever até mesmo uma rede de computadores domésticos antes mesmo de qualquer pessoa imaginar que lares teriam PC’s. São inúmeros os desdobramentos do tema, passando pelo HAL 9000 de Arthur C. Clarke, cristalizado na memória dos cinéfilos graças ao filme de Stanley Kubrick, até o garotinho robô de Brian Aldiss (de Os Negros Anoz-Luz) em Superbrinquedos Duram o Verão Todo. Por sinal, trabalho que o mesmo cineasta queria adaptar e acabou realizado por Steven Spielberg.

Confira nosso papo, que vai da ficção científica clássica às novas vertentes, como o cyberpunk. Mais de um século de material que continua fazendo a cabeça de leitores por todo mundo.

Gostou? Sentiu falta de alguma obra específica ou autor?

É muita coisa em uma discussão que rende demais, então alguma coisa a gente sempre esquece ou acaba fora por falta de tempo. Você acha que não comentamos algo fundamental ao tema? Deixe a gente saber aí nos comentários ou mande um email para [email protected]. Sua opinião é importante!

Nos vemos em uma quinzena. Até lá!

Já leu essas?
Sergio Corbucci - Faroeste Italiano - FormigaCast
Sergio Corbucci na pauta do FormigaCast!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!
Filme bom, Final Ruim - FormigaCast
Filmes bons com final questionável na pauta do FormigaCast!