Home > Programas > Formiga na Tela > A HQ Matadouro de Unicórnios no Formiga na Tela!

A HQ Matadouro de Unicórnios no Formiga na Tela!

Humor ácido e violento com a HQ Matadouro de Unicórnios

Que tal uma HQ brasileira com temática de serial killer? Com Matadouro de Unicórnios, o autor Juscelino Neco nos traz uma história surreal com várias referências para os fãs de uma violência irônica que, na falta de um termo melhor, poderíamos classificar como “tarantinesca”, até pelas idas e vindas desta trama peculiar. Segue abaixo trechos da resenha do álbum publicado pela editora Veneta*:

*(Confira as resenhas de outras HQ’s nacionais da editora, como Talco de Vidro, Carolina, Angola Janga e Couro de Gato)

Compre sua edição de Matadouro de Unicórnios clicando na imagem!A Hq Matadouro de Unicórnios no Formiga na Tela

Do brasileiro Juscelino Neco, autor de Parafusos Zumbis e Monstros do Espaço, Matadouro de Unicórnios conta a história de Gonçalo, um escritor em crise, que divide seu tempo entre a alta literatura e bicos, como ghost writer (termo usado para profissionais que escrevem em nome de outras pessoas) para pagar as contas. Tudo muda quando ele recebe a oferta de escrever um livro sobre a vida de Lourival, um serial killer que ficou nacionalmente conhecido como o Maníaco do Shopping. Entre idas e vindas, Gonçalo entra numa espiral de brutalidade, sangue e canibalismo.

A HQ se vale do estilo da comédia de erros sucessivos. Cada vez que o protagonista tenta arrumar algo que deu errado, acaba estragando mais e mais, com eventos ainda mais bizarros, como uma progressão geométrica tragicômica. Gonçalo é aquele típico personagem que possui uma habilidade mal aproveitada. Ele é um escritor de qualidade, mas que vive em um mundo que gosta de consumir as mesmas bobagens de sempre – aqui, Juscelino não precisou ter muita imaginação. Até seu editor reconhece com amargura essa infeliz verdade. Essa brincadeira que o autor faz, inserindo elementos da realidade, deixa a obra comicamente realista, pois conseguimos associar várias coisas de imediato, desde o sensacionalismo das manchetes dos jornais até a hipocrisia de alguns artistas.

Curta nosso vídeo sobre Matadouro de Unicórnios, comente e compartilhe. Inscreva-se no canal e ative o ícone do sino para ser notificado a cada atualização. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um email para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião não apenas sobre essa pauta, mas sobre o formato do programa no geral. Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá…

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!