Home > Programas > FormigaCast > Filmes de Guerra na pauta do FormigaCast!

Filmes de Guerra na pauta do FormigaCast!

Filmes de guerra como gênero específico

O cinema desde sempre se vale de grandes eventos históricos para construir espetáculos na telona. Logo, as guerras não poderiam ficar de fora e, começando já durante a Primeira Guerra, vem servindo de matéria prima para inúmeros longas. Tanto que criou-se um gênero para designar esse tipo de filme, que teve suas convenções e clichês estabelecidos ao longo de mais de um século de Sétima Arte. Por isso, o episódio de hoje é dedicado aos filmes de guerra.

Filmes de Guerra no FormigaCast

Apocalypse Now, um dos exemplares mais lembrados quando se fala em filmes de guerra.

Aproveitando que 1917, de Sam Mendes, teve um destaque considerável recentemente, resolvemos comentar os filmes de guerra partindo exatamente do ano de 1917, com The Little American, de Cecil B. De Mille. Pouco mais de um ano depois, o próprio Chaplin faria sua narrativa ambientada no grande conflito bélico que assolava o mundo. Mas, pensando bem, um filme de guerra só merece esse rótulo se mostrar combates entre tropas? E aquelas produções que usaram as cicatrizes psicológicas de quem retorna de algo assim, contando uma história mais intimista?

(Confira neste link o artigo citado durante a leitura de emails)

Não é tão fácil responder, afinal de contas, vários filmes de espionagem tem a Guerra Fria como pano de fundo. Adicionando mais substância a esse caldo, como anda o filme de guerra como gênero hoje em dia? Para onde ele aponta e como o público o recebe? Depois de belas realizações como Dunkirk e Até o Último Homem, essa é uma boa indagação. Aproveitamos também para lembrar os momentos em que as guerras foram usadas com propósitos menos dramáticos. Confira:

Gostou? Detestou? Quer acrescentar alguma coisa que deixamos de lado?

Tem algum detalhe ou qualquer outra coisa que você mencionaria e esquecemos? Alguma coisa fundamental ficou de fora? Quer discordar de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].

Voltamos com mais uma conversa legal em quinze dias. Não perca e até lá!

Já leu essas?
Aventuras do Formigueiro - FormigaCast
As aventuras de produzir conteúdo foram a pauta do FormigaCast!
Cultura Pandemia FormigaCast
Cultura em tempos de pandemia na pauta do FormigaCast!
5 diretores que surpreenderam em sua estreia no Formiga na Tela!
Querido Papai Noel - Formiga na Tela
Nossos pedidos para 2022 no último Formiga na Tela do ano!