Home > Programas > FormigaCast > Faroestes revisionistas na pauta do FormigaCast!

Faroestes revisionistas na pauta do FormigaCast!

A revisão do gênero mais norte-americano de todos, o Western

Se Hollywood, como polo gigantesco de produção cinematográfica, floresceu e prosperou nos EUA, evidentemente que a mitologia da formação do país seria matéria prima para inúmeras histórias. Assim nasceu o gênero mais tradicionalmente norte-americano. O western, faroeste ou bang-bang estabeleceu convenções do cinema clássico, exaltando os feitos de homens da fronteira, pistoleiros, homens da lei e outros tipos bem conhecidos dos cinéfilos. Porém, com uma exploração tão frenética, a revisão e auto referência seria inevitável e o contexto do pós-guerra trouxe os faroestes revisionistas.

Discutindo os tropos e questionando as virtudes dos envolvidos na construção da nação, o western crepuscular mostraria ao público que as coisas não eram tão gloriosas. O pessimismo e desilusão do público, frente a uma realidade dura, atingiu os cowboys do cinema em cheio, legando ao cinema vários filmes que trouxeram personagens mais ambíguos e temáticas que flertavam com o existencialismo. É um tema tão rico que vale a pena dedicar um episódio inteiro ao assunto. Só dar um play e conferir.

Quer discordar da gente de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].

Já leu essas?
Hellraiser - Clive Barker
Hellraiser e o Body Horror de Clive Barker no FormigaCast!
Elenco dos Sonhos
Escolhendo o elenco perfeito no FormigaCast!
Cyberpunk no cinema - Formiga Elétrica
Cyberpunk no Cinema na pauta do FormigaCast!
Conan, o Bárbaro - FormigaCast
Conan, o Bárbaro fez 40 anos e é discutido no FormigaCast!