Home > Programas > Formiga na Tela > O livro Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson, no Formiga na Tela!

O livro Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson, no Formiga na Tela!

Uma mistura ficção-científica distópica e horror no livro Eu Sou a Lenda

Se tivéssemos que definir o livro Eu Sou a Lenda, do norte-americano Richard Matheson, em apenas uma palavra, talvez atemporal fizesse mais justiça a essa obra. Lançada em 1954 e ambientada no que o autor imaginou ser o catastrófico ano de 1976, o livro consegue fazer o leitor refletir sobre o mundo à sua volta, ainda mais em tempos sombrios como os atuais.

Compre clicando na imagem abaixo!Eu Sou a Lenda Livro

Solidão, loucura e sanidade estão entre os principais temas abordados. E todos eles se encontram na figura do protagonista, Robert Neville, o único humano sobrevivente a uma praga que transformou os moradores deste nosso planeta em vampiros. Condenado a vagar apenas durante o dia, quando as tais bestas estão dormindo, ele ainda precisa lidar com noites insones onde escuta a voz de antigos conhecidos e também de estranhos lhe chamando. Uma vida nada fácil, ainda mais porque Neville passa longe de ser a figura heroica que um escritor sem a habilidade de Matheson poderia torná-lo.

Adaptado várias vezes para o cinema, incluindo uma versão protagonizada por Vincent Price, Eu Sou a Lenda segue a linha de outras obras que permitem muitas interpretações e uma nova experiência a cada leitura. Se o prezado leitor continuar o mesmo depois de chegar a última página do livro, que nos presenteia com um dos mais incríveis finais da literatura fantástica, fica a sugestão para voltar ao começo e mergulhar com mais força na história.

Como dito na resenha aqui no Formiga, “Estava em sintonia com as preocupações da época, que tinham mais a ver com ciência do que sobrenatural. O prolífico autor destacou-se bastante neste segmento literário, além de escrever bastante para a TV, colaborando muito no Além da Imaginação original e em um episódio da Série Clássica de Star Trek, entre vários outros trabalhos. É oportuno lembrar também de seu roteiro para um telefilme de 1971, que mostrou o quão promissor era um jovem diretor chamado Steven Spielberg: Encurralado(Duel).”

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Inscreva-se no canal e ative o ícone do sino para ser notificado a cada atualização. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um email para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião não apenas sobre essa pauta, mas sobre o formato do programa no geral.

Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá…

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!