Diálogos, um aspecto que valoriza ou estraga um filme
Não faltam exemplos de diálogos memoráveis e frases de efeito marcantes no cinema, revelando uma destreza de roteiristas que souberam capturar a essência de seus personagens. Mas o que faz um bom diálogo ou frase de efeito, no fim das contas? O que é preciso pensar no momento em que se cria uma fala que soe convincente para determinados personagens? Qual o grau de verossimilhança exigido em uma mídia que não se pretende uma cópia fiel da realidade? Tudo isso é discutido neste episódio, trazendo inúmeros exemplos bacanas entre aqueles que mais gostamos.
Para essa discussão, trouxemos um roteirista profissional, Paulo Marcelo do Vale, que também é professor na AIC, Academia Internacional de Cinema. Também volta como convidado Marcos Damiani Lobo, do Podcast Cinemaventura. Confira nossas considerações sobre um assunto que acaba passando batido pelo grande público, que curte e vibra com várias obras, mas deixa de perceber algumas sutilezas envolvidas no ofício.
Quer discordar da gente de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].