Home > Cinema > Desejo de Matar no Formiga na Tela!

Desejo de Matar no Formiga na Tela!

Desejo de Matar: um clássico da década de 1970

Charles Bronson foi um ator que carregou a imagem de durão na maior parte de sua carreira. Falecido em 2003, aos oitenta e um anos, teve papeis marcantes em filmes de temática variada, ainda que ficasse marcado por um tipo de personagem específico. Em 1974, um filme acabaria por torná-lo sinônimo de alguém que atira primeiro e pergunta depois, cujo sucesso acabaria gerando um sem-número de imitações. Curiosamente, o filme em questão não é uma aventura policial ou uma narrativa de ação sem conteúdo. Desejo de Matar (Death Wish), apesar da repercussão, é um drama policial consistente que não perdeu sua força com o passar dos anos.

A história do arquiteto Paul Kersey, cuja esposa e filha são atacadas por marginais, ainda é capaz de capturar a atenção dos espectadores de hoje. A reação de um homem comum, desamparado pelo sistema e sem esperança de ver os culpados presos, ainda tem apelo no cinema. O diferencial do Desejo de Matar original, em comparação com suas ridículas continuações e imitadores, é que Kersey não é apenas alguém que surta após uma tragédia bárbara. O roteiro se permite construir lentamente o personagem, cujo passado tem detalhes que o levarão ao vigilantismo, assim como os eventos posteriores ao crime.

Desejo de Matar no Formiga na Tela

Dirigido por Michael Winner, com quem Bronson já havia feito o bacana Assassino a Preço Fixo*(The Mechanic), Desejo de Matar ainda teve QUATRO continuações até 1994, duas delas comandadas pelo próprio Winner. Virou uma franquia que descartou a essência de seu original em favor de matança desenfreada, pendendo para o trash. Com o remake – estrelado por Bruce Willis e dirigido por Eli Roth – a caminho, é melhor que o público não espere algo muito sofisticado.

*(Que ganhou remake, que teve até continuação…)

Confira mais esse episódio do Formiga na Tela, onde fazemos justiça, com o perdão do trocadilho, a esse belo filme. Curta, dê um like no vídeo, comente e compartilhe. Mande um email para [email protected] e nos diga sua opinião sobre o canal. Acesse também o texto do blog Filmes Para Doidos que citamos no programa.

Voltamos na semana que vem com mais um papo legal! Até lá…

Assista!

Já leu essas?
Alice Guy-Blaché - Formiga na Tela
Alice Guy-Blaché e o início do cinema narrativo no Formiga na Tela!
5 Elementos do terror / horror - Formiga na Tela
Cinco elementos do gênero Terror no Formiga na Tela!
30 anos de Pulp Fiction - FormigaCast
30 anos de Pulp Fiction no FormigaCast!
Black Dog - Dave McKean
Black Dog, de Dave McKean, no Formiga na Tela!