Filmes que exploraram o subgênero Cyberpunk
A ficção científica sempre esteve presente no cinema, mesmo que o audiovisual muitas vezes precisasse diluir conceitos mais complexos para atingir audiências maiores. A própria literatura, no entanto, viu o surgimento de uma vertente mais urbana e menos cósmica no começo dos anos 80, quando William Gibson apresentou ao mundo seu Neuromancer. Foi a largada do Cyberpunk, que se caracterizou por conceitos de domínio corporativo sobre o povo comum, com implantes cibernéticos fazendo parte da rotina das pessoas. O avanço tecnológico, no entanto, não reduz a desigualdade. Esse tipo de cenário não demorou para chegar às telas, com resultados que variam bastante.
Neste episódio do FormigaCast, a conversa foi sobre filmes – bons e ruins – que investiram nestes conceitos, de formas mais diretas ou não. Ouça e descubra nossas impressões sobre obras que dialogaram com essa época específica, cujas ideias e temores continuam atuais. Contamos com a participação do grande Marcos Damiani Lobo, do Podcast Cinemaventura.
Quer discordar da gente de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].