Home > Programas > Formiga na Tela > Uma introdução à literatura Cyberpunk no Formiga na Tela!

Uma introdução à literatura Cyberpunk no Formiga na Tela!

Falando um pouquinho sobre o subgênero Cyberpunk

Como qualquer forma de arte, a literatura de ficção científica muda de acordo com a época. É claro que as grandes obras são atemporais, mas nem por isso deixam de carregar algum tipo de aspecto reconhecível de quando foi escrita. A mudança de paradigma global na entrada da década de 1980, evidentemente, também influenciou bastante o Sci Fi, dando origem a uma das vertentes mais reconhecíveis do segmento. Mas, enfim, o que é Cyberpunk e quais os elementos que definem este subgênero literário e além?

O que é Cyberpunk? - Formiga na Tela

Com o nome de William Gibson (Neuromancer) como principal expoente, o Cyberpunk é caracterizado pela ideia de high tech, low life. Isso significa um contexto em que a tecnologia não melhorou a vida das pessoas, ou, pelo menos, não aquelas menos abastadas. É um cenário em que grandes corporações têm tanta ou mais influência que o próprio governo, seguindo uma lógica extrapolada a partir do monopólio exercido pelos conglomerados da vida real. Neste contexto, os heróis do Cyberpunk são sempre rebeldes que atacam o sistema, por meros benefícios próprios ou por ideologia. A figura do hacker se populariza, então.

Com um material como esse, a literatura Cyberpunk serviu bem à indústria cultura como um todo. Principalmente o cinema, que utilizou esse conteúdo e  produziu obras de qualidade variável. Entre os filmes mais notáveis, Blade Runner e Matrix são lembrados com carinho pelos fãs de ficção científica em geral, cada um dando sua visão específica. Saiba mais sobre o assunto em mais um episódio do Formiga na Tela.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Não esqueça de inscrever-se no canal e ativar o ícone do sino para ser notificado a cada novo programa. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Quer sugerir um tema para os próximos programas? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um e-mail para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião!

Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!