Home > Programas > Formiga na Tela > Ao Coração da Tempestade, de Will Eisner, no Formiga na Tela!

Ao Coração da Tempestade, de Will Eisner, no Formiga na Tela!

O triunfo artístico de Will Eisner em Ao Coração da Tempestade

Para qualquer fã ou admirador mais próximo da Nona Arte, soa redundante destacar os méritos de Will Eisner. Aliás, o termo “Nona Arte” é uma conquista para os Quadrinhos, por muito tempo marginalizados nos círculos considerados mais esclarecidos. Se essa percepção melhorou com o passar do tempo, ainda que seja preciso muito mais, com um reconhecimento artístico bem maior, uma das personalidade que mais trabalhou por isso foi Eisner. Como artista fenomenal que era, mesmo em idade avançada, ele não deixava de ousar. Ao Coração da Tempestade (To The Heart of The Storm) é o maior testemunho disso.

Adquira sua edição clicando na imagem!Ao Coração da Tempestade, de Will Eisner, no Formiga na Tela

Lançado em 1991, quando o roteirista e desenhista já havia passado dos setenta anos, Ao Coração da Tempestade cobre a jornada autobiográfica do jovem Willie. A bordo de um trem que o leva para apresentar-se ao regimento onde servirá na Segunda Guerra Mundial, as paisagens que vê pela janela são gatilhos que disparam muitas lembranças. As dificuldades de fazer parte de uma família imigrante judia em Nova York, enfrentando a Grande Depressão, são retratadas com sinceridade visceral.

(Confira também nosso vídeo sobre Um Sinal do Espaço e o documentário Profissão Cartunista)

Como não poderia deixar de ser, o antissemitismo crescente naqueles tempos também é um fator importante nesta história. Willie sente na pele o preconceito, percebendo tristemente como algumas pessoas se deixam levar por ele sem muita reflexão. As lembranças de Eisner sobre sua vida pregressa, seus parentes e o contexto da época, um retrato possível somente com a maturidade e distanciamento que o tempo  traz, criaram uma das maiores obras da história das HQ’s.

Confira mais uma conversa neste episódio do Formiga na Tela. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Ainda não é um inscrito? Inscreva-se e ative o ícone do sino para ser notificado a cada nova publicação. Críticas, sugestões ou o que quiser mandar, o email é [email protected].

Nos vemos na semana que vem. Até lá!

Assista!

Já leu essas?
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!
Amarelo Seletivo HQ - Formiga na Tela
A HQ Amarelo Seletivo na pauta do Formiga na Tela!
Por que esse desprezo por super-herois - FormigaCast
O desprezo de alguns por super-heróis na pauta do FormigaCast!