Home > Programas > Formiga na Tela > Constantine, o filme, comentado no Formiga na Tela!

Constantine, o filme, comentado no Formiga na Tela!

As polêmicas liberdades no filme Constantine, com Keanu Reeves

Inúmeros leitores de Quadrinhos adoram o personagem John Constantine, criado por Alan Moore como coadjuvante do Monstro do Pântano. Não demorou muito para que o inglês loiro ganhasse sua própria revista, na fase conhecida como Hellblazer. Com tanta consideração da parte dos fãs, nada estranho que ele ganhasse uma adaptação cinematográfica no meio do estouro dos filmes baseados em HQ’s, isso no já distante ano de 2005. O problema é que o filme Constantine (idem) trouxe várias mudanças em relação ao material original, enfurecendo uma parcela do público. Mas, como obra fílmica, merece tanto ódio mesmo?

O filme Constantine, com Keanu Reeves, no Formiga na Tela

Por incrível que pareça, a inexpressividade de Keanu Reeves serviu bem ao papel…

Dirigido por Francis Lawrence, que talvez aqui tenha tido seu melhor momento como cineasta, Constantine, o filme, já teve muita gente detestando sem que ele tivesse sequer estreado. A coisa toda já começou com a escalação do protagonista. Keanu Reeves, com seu tipo físico diferente e norte-americano já parecia uma escolha polêmica, mas fazia sentido, já que o estúdio decidiu mudar até a nacionalidade do protagonista, ambientando a trama em Los Angeles. A verdade é que, tudo isso importa muito pouco para espectadores dispostos a avaliar uma obra com a mínima honestidade intelectual.

Sendo assim, o Constantine vivido por Reeves é mesmo diferente das páginas de suas HQ’s, mas nem por isso é menos interessante. O filme tem inúmeras qualidades de roteiro e condução narrativa, sendo muito bem sucedido na construção do clima, que – pasmem – respeita a essência daquilo que nos acostumamos a ver nas revistas do selo Vertigo, da DC Comics. É exatamente por isso que o filme merece uma análise em um vídeo dedicado a ele.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Inscreva-se no canal e ative o ícone do sino para ser notificado a cada atualização. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um email para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião não apenas sobre essa pauta, mas sobre o formato do programa no geral.

Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá…

Assista!

Já leu essas?
Sabre - Graphic Novel
Sabre e o termo “Graphic Novel” no Formiga na Tela!
Aventuras do Formigueiro - FormigaCast
As aventuras de produzir conteúdo foram a pauta do FormigaCast!
Super Brinquedos - Kubrick - Spielberg
A história que encantou Kubrick na pauta do Formiga na Tela!
Tolkien na Música - Formiga na tela
Tolkien e sua influência na música é a pauta no Formiga na Tela!