Cliffhanger, o gancho que segura o espectador
Sabe aquele recurso de roteiro que deixa o público em suspense no final, muito usado em séries de TV? O Cliffhanger é também conhecido como gancho, já que mantém uma situação em aberto e cria tensão pela resolução da mesma. Não apenas os seriados utilizam essa estratégia para monopolizar a audiência, coisa que Breaking Bad fez com maestria. O Cinema, volta e meia, também tem vários Cliffhangers bem utilizados, fazendo com que o filme não saia tão fácil da nossa cabeça depois que termina.
Mesmo que o filme seja meia-boca, às vezes, ele pode trazer um Cliffhanger muito interessante e, pelo menos, deixar o povo na vontade para uma continuação. Matrix Reloaded é um desses casos. Aliás, é preciso sempre lembrar que o recurso não é necessariamente uma garantia de que haverá mais uma exemplar de uma franquia. Os ganchos podem aparecer com a única e exclusiva finalidade de manter a obra na mente das pessoas após seu término. De Volta para o Futuro, por exemplo, cujo filme original não foi lançado na época visando uma continuação. O curioso é que quando o segundo filme aparece anos depois, este sim tem um gancho para continuação brilhante.
Mas nem só filmes-pipoca se beneficiam com isso. Podemos chamar de Cliffhanger os finais de A Primeira Noite de Um Homem, O Lutador, Operação França e Antes do Amanhecer. No caso deste último, sua continuação, Antes do Pôr-do-Sol, também tem um gancho ainda mais instigante. Pois bem, o programa de hoje é dedicado a discutir vários destes exemplos.
Curta o vídeo, comente e compartilhe. Se ainda não acompanha nosso canal, inscreva-se e não esqueça de marcar a opção de notificação de novos vídeos. Mande críticas e sugestões para o email no fim da descrição e por hoje é isso. Nos vemos na próxima semana. Até lá!
Assista!