Home > Programas > FormigaCast > Cinema de alusão na pauta do FormigaCast!

Cinema de alusão na pauta do FormigaCast!

É homenagem? É cópia? Qual é a do Cinema de alusão?

Sabe quando aquele filme X acaba trazendo algo de familiar? Pode ser um detalhe da história, uma solução de roteiro, um plano ou talvez o roteiro inteiro pareça uma nova versão de outro que já vimos, sem ser um remake assumido pelo estúdio. Já abordamos em um programa anterior os famigerados rip-offs, que nada mais são do que plágios explícitos de grandes sucessos de bilheteria, mas aqui a gente entra em um terreno muito menos definido, já que Cinema de alusão é e sempre será uma faca de dois gumes.

Cinema de alusão - FormigaCast

Quentin Tarantino, um nome que não poderia faltar neste programa.

A partir da segunda metade da década de 1960, momento em que Hollywood recebia uma nova geração de cineastas formados em universidades, começa uma onda de citações e homenagens. Como esses profissionais da Nova Hollywood foram formados pelos grandes clássicos que reverenciavam, nada incomum que prestassem tributos muitas vezes. Porém, antes de Coppola fazer sua releitura de Antonioni com A Conversação, Sam Peckinpah bebeu da fonte de Bonnie & Clyde menos de dois anos depois, quando chocou o mundo na montagem de Meu Ódio Será Sua Herança.

A partir de então, passa a ser uma prática até comum citar filmes dentro de filmes, muito antes do advento Quentin Tarantino e suas polêmicas referências. Esse é o mundo do Cinema de alusão, onde muitas vezes há exageros que comprometem boas intenções. Ou será que existem más intenções aí? Confira nosso papo sobre os limites nebulosos entre a homenagem e cópia.

Gostou? detestou? Faltou citar alguma coisa?

Tem algum detalhe ou qualquer outra coisa que você mencionaria e esquecemos? Alguma coisa fundamental ficou de fora? Quer discordar de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].

Voltamos com mais uma conversa legal em quinze dias. Não perca e até lá!

Já leu essas?
Hellraiser - Clive Barker
Hellraiser e o Body Horror de Clive Barker no FormigaCast!
Breathless - A Força do Amor
O remake de Acossado na pauta do Formiga na Tela!
Elenco dos Sonhos
Escolhendo o elenco perfeito no FormigaCast!
Mídia física - Formiga na Tela
Colecionismo e mídia física na pauta do Formiga na Tela!