Home > Programas > Formiga na Tela > Choques Futuristas, de Alan Moore, no Formiga na Tela!

Choques Futuristas, de Alan Moore, no Formiga na Tela!

Um jovem Alan Moore em Choques Futuristas

A saudosa revista Juiz Dredd Megazine, publicada pela Mythos, trazia em suas páginas o material que Alan Moore, em início de carreira, produziu para a lendária 2000AD. Histórias curtas em preto e branco, que, após o cancelamento da JDM, foram compiladas no encadernado Choques Futuristas (que também tem resenha no site). Essa edição especial – e o período em questão na carreira do barbudão de Northampton – foi o tema deste episódio do videocast.

(Já que o assunto é Alan Moore, se ainda não viu, confira os programas sobre Watchmen, Do Inferno, V de Vingança e Superman)

Mostrando grande desenvoltura narrativa e já trabalhando com artistas que se tornariam estrelas (Dave Gibbons, Alan Davis e Steve Dillon, entre outros), Moore criou uma galeria de personagens recorrentes, além de outros que serviam apenas como anfitriões das narrativas. Mais ou menos como o Guardião da Cripta nas revistas da EC Comics (sobre o assunto, veja este mini documentário).

choques futuristas alan moore

O super inteligente e super arrogante Abelard Snazz, uma das figuras que o leitor encontra em Choques Futuristas!

As séries de histórias curtas são Distorções Temporais, Choques Futuristas de Tharg e Contos do Ro-Bocão, onde o leitor encontra dezenas de conceitos bacanas de ficção científica, muito bem desenvolvidos apesar do tamanho reduzido de cada narrativa. Apesar do tom humorístico que maioria destes contos tem, a profundidade dos temas abordados é perceptível e traz a reflexão ao final de cada um deles.

Também é interessante perceber alguns dos temas que o roteirista abordaria em suas histórias longas, trabalhos que o consagrariam de vez, estão presentes neste seu início de carreira. Por exemplo, a noção de que o tempo é plano e é a consciência humana que o ordena como passado, presente e futuro. Além disso, a ironia com determinados clichês da ficção científica, e dos quadrinhos de aventura em geral, também permeia uma boa parte desta fase de Alan Moore, estimulando muita discussão para quem gosta de trocar ideias depois de ler.

Enfim, Choques Futuristas é mais do que indicado aos fãs de Moore, mas também a qualquer um atrás de uma bom material de ficção científica, explorando muito bem o gênero dentro da mídia dos quadrinhos. Indicado também para quem aspira escrever para este meio, já que mostra que espaço limitado não é desculpa quando a criatividade é solta.

Confira nosso bate-papo!

Já leu essas?
Los Angeles - Cidade Proibida
Los Angeles: Cidade Proibida no Formiga na Tela!
Os Bons Companheiros - Formiga na Tela
Os Bons Companheiros na pauta do Formiga na Tela!
O Homem Que Queria Ser Rei - Formiga na tela
O Homem Que Queria Ser Rei no Formiga na Tela!
Rodolfo Zalla - THTRU
Rodolfo Zalla e o álbum THTRU na pauta do Formiga na Tela!