Home > Programas > Formiga na Tela > Calvin e Haroldo na pauta do Formiga na Tela!

Calvin e Haroldo na pauta do Formiga na Tela!

Calvin e Haroldo segue agradando leitores de todas as idades

Difícil encontrar alguém que afirme não gostar da criação de Bill Watterson. A tira de Calvin e Haroldo (Calvin & Hobbes) estreou em novembro de 1985, permanecendo em produção apenas por um década, mas conquistou o público da época e as gerações seguintes de uma forma indiscutível. As pequenas histórias do também pequeno Calvin e seu tigre de pelúcia, que ganha vida em sua imaginação, são verdadeiramente atemporais, dispensando análises sobre contexto histórico por conta de uma capacidade extraordinária de dialogar com seus leitores.

Compre clicando na imagemCalvin e Haroldo - Conrad

E esse apelo reside bastante na sinceridade de uma criança que… age como criança mesmo. Ainda que o autor, vez por outra, usasse a tira como veículo de uma discussão mais complexa, esse conteúdo não se chocava com o caráter mais lúdico de um menino que só quer brincar sem assumir responsabilidades. É exatamente esse lúdico que dialoga com todos nós e nossas crianças interiores, mas também permite que as próprias crianças leiam e se divirtam também. Nada mal para uma tira cujo nome referencia João Calvino e Thomas Hobbes.

A permanência de Calvin e Haroldo, publicado no Brasil pela editora Conrad, no imaginário de milhões de leitores contrasta com a atitude reclusa de seu criador e a recusa em licenciar o personagem. É um caso onde o que fez o trabalho famoso e querido é unicamente sua qualidade. Passados 25 anos de seu encerramento, o prazer em acompanhar essa dupla inusitada é exatamente o mesmo, uma resposta do público que a maioria dos autores só pode sonhar.

Confira o programa sobre esse clássico do Cinema. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Mande suas sugestões e críticas para [email protected], conte o que achou deste ou de programas anteriores. Inscreva-se no canal e ative o sino para ter notificações a cada novo vídeo no ar. Acompanhe também nosso podcast quinzenal, via Spotify ou seu agregador de podcasts preferido. Voltamos na próxima quarta!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!