Robert E. Howard e o rei picto Bran Mak Morn
Estreando na lendária Weird Tales em 1930, Bran Mak Morn é um personagem de Robert E. Howard que reúne algumas qualidades bastante peculiares. Mesmo dentro de alguns conceitos que caracterizam a obra do autor, este se destaca também por uma evidente admiração de Howard pelo povo antigo que se convencionou chamar de pictos. Estes presentes nas mitologias de Kull e Conan em configurações diferentes através das eras, chegando ao contexto histórico real da presença romana na Britânia, onde Mak Morn governa com a consciência de que o tempo deles está acabando.
A fantástica edição do Pipoca e Nanquim traz não apenas contos em que Bran Mak Morn é o protagonista, com destaque para Os Reis da Noite e Vermes da Terra. Na verdade, trata-se de uma edição que faz um recorte temático em cima desta paixão de Howard, cuja visão romantizada do povo antigo deu origem a um corpo literário dos mais interessantes. Além disso, o barbarismo filosófico aparece aqui em toda sua potência, convidando o leitor não apenas a refletir, mas a embarcar nas ótimas descrições de batalhas.
Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!
Assista!