Home > Programas > Formiga na Tela > A Biblioteca de Babel, de Jorge Luís Borges, no Formiga na Tela!

A Biblioteca de Babel, de Jorge Luís Borges, no Formiga na Tela!

Comentando A Biblioteca de Babel, conto emblemático de Borges

O conto A Biblioteca de Babel, o escritor argentino Jorge Luis Borges descreve um lugar (um universo? Realidade alternativa talvez?) composto por um número indefinido, e talvez infinito, de galerias hexagonais sobrepostas. Essas galerias contém livros sem paralelos, que são definidos pela sua organização interna bastante particular: uma sequência de 25 símbolos ortográficos (22 letras, o ponto, a vírgula e o espaço). Cada um desses livros têm 410 páginas, cada página tem 40 linhas e cada linha tem 80 posições.

Compre Ficções, que inclui A Biblioteca de Babel, clicando na imagem!A Biblioteca de Babel, de Jorge Luis Borges, no Formiga na Tela

(Conheça também a obra de Murilo Rubião)

Se fizermos as contas, a Biblioteca possui pelo menos 25^1.312.000 livros (~1,9*10^1.834.097 em notação científica). Um detalhe interessante: Borges não especifíca seu limite, o que sigfica uma número vasto – para todos os efeitos, infinito de acúmulo de conhecimento. E essa talvez seja precisamente a função deste conto, que, ironicamente, é o oposto do que descreve: curto, de apenas seis páginas.

Biblioteca foi originalmente publicado em 1944,  no livro Ficciones, e pertence ao Hall de questionamentos do autor mais voltados às impossibilidades filosóficas enfrentadas por muitos pensadores no decorrer dos eventos do século XX. O caos que governa o mundo e o caráter de irrealidade em toda a literatura são representações do limites epistemológicos humanos e a infinitude do conhecimento.

Retomando a mítica Babel bíblica, cujo caos era encerrado em limites conhecidos, Borges constrói uma pequena peça de reflexão que merece toda a atenção em suas breves páginas. Por isso, ela é a bola da vez no Formiga Na Tela.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Não esqueça de inscrever-se no canal e ativar o ícone do sino para ser notificado a cada novo programa. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Quer sugerir um tema para os próximos programas? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um e-mail para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião! Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!