Home > Programas > FormigaCast > Filmes baseados em fatos na mira do FormigaCast!

Filmes baseados em fatos na mira do FormigaCast!

As liberdades quando o filme é baseado em uma história real

Não falta filme que ostenta o rótulo de “Baseado em uma história real”, não é? Tudo bem, mas o que isso significa, no fim das contas? Afinal, a vida real tem desdobramentos, na maioria das vezes, que não são lá muito cinematográficos, o que força roteiristas a inventar aqui e acolá alguma coisa para enfeitar o conjunto. Nesse objetivo de tornar a coisa mais palatável para o público, pode haver algum exagero ou deturpação que comprometa a proposta. Além disso, não podemos nos esquecer de que uma boa parte das plateias aceita o que está no filme como verdade absoluta. Então, quais os limites de um filme baseado em fatos?

Nos reunimos aqui para discutir essas liberdades e até onde pode ir a fidelidade. Lembrando que até mesmo O Grande Dragão Branco se apresenta como algo biográfico, mas temos exemplos dos mais variados, entre westerns, dramas históricos e até mesmo roteiros baseados em artigos. Só dar o play e conferir essa conversa bem humorada sobre um tema polêmico.

Gostou? Não gostou? Tem sugestões ou xingamentos?

Quer discordar da gente de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected]

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Sergio Corbucci - Faroeste Italiano - FormigaCast
Sergio Corbucci na pauta do FormigaCast!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!