Home > Programas > Formiga na Tela > Ayako, de Osamu Tezuka, no Formiga na Tela!

Ayako, de Osamu Tezuka, no Formiga na Tela!

Osamu Tezuka e o mal estar de toda uma sociedade em Ayako

Ayako, do mangaka Osamu Tezuka, é mais do que simplesmente uma obra-prima; é um recorte da condição humana tornado papel, uma janela portátil e acessível para um passado que muitos prefeririam esquecer. Não há como fazer apresentações muito sutis sobre a peça – Tezuka, quando começou a publicar esta história, já havia muito passado pelo período de colocar panos quentes na sua arte e na sua sociedade.

Compre clicando na imagem!Ayako Osamu Tezuka

Publicado entre 1972-73, Ayako talvez seja a obra mais imersa no período pessimista – e, portanto, altamente crítica – do mangaka. Ela apresenta a mesma complexidade narrativa e ousadia na diagramação dos quadros, mas é, tematicamente, incomparavelmente mais densa do que suas obras anteriores. Ao desenvolver a história da família Tenge, Tezuka nos apresenta um breve recorte da sociedade japonesa enquanto fato, não enquanto ideia – algo que só os maiores gênios são capazes de fazer. Lançado pela Editora Veneta (Jeanine, A Louca do Sagrado Coração), é uma HQ indispensável.

Na trama, a pequena Ayako Tenge é testemunha involuntária dos segredos sórdidos de sua família, que incluem assassinato, traições e incesto. Sendo a engrenagem menor e mais frágil da delicada estrutura que sustenta os privilégios da família Tenge, isso é um perigo – pois, no período de imediato pós-guerra, onde a história tem início, qualquer privilégio é um luxo de poucos. Assim, a família decide que Ayako deve suportar o fardo desse conhecimento. A punição por uma frágil combinação de informação e inocência? Ser trancafiada no porão da família por mais de duas décadas.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Não esqueça de inscrever-se no canal e ativar o ícone do sino para ser notificado a cada novo programa. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Quer sugerir um tema para os próximos programas? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um e-mail para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião! Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!