Home > Programas > Formiga na Tela > Asas do Desejo, de Wim Wenders, no Formiga na Tela!

Asas do Desejo, de Wim Wenders, no Formiga na Tela!

Um clássico dos anos 80, Asas do Desejo foi além do contexto da época

Existem filmes que trazem uma iconografia que se torna até mais famosa do que eles próprios. O icônico longa alemão Asas do Desejo (Der Himmel über), de 1987, é um desses casos, cujo visual foi utilizado no clipe da música Stay (Faraway, So Close!), do U2. Além de uma referência com esse alcance, o filme é um dos grandes momentos do premiado cineasta Wim Wenders, bastante influenciado pelo momento político mundial, retratado através da Berlim antes da queda do Muro.

Asas do desejo - Wim Wenders

Asas do Desejo acompanha dois anjos, Damiel e Cassiel, que observam a cidade enquanto seguem sua existência, inspirando os seres humanos alheios à sua existência. Quando Damiel, vivido por Bruno Ganz, se apaixona pela trapezista Marion, passa a questionar se deve ou não abrir mão de sua condição e viver como mortal. Poderia ser apenas mais uma história de amor entre tantas, mas o filme é carregado de ricos simbolismos sobre a dualidade, intimamente ligados com a Berlim dividida, mas essa carga contextual não foi bastante para deixá-lo datado.

O filme de Wenders se sustentou muito bem com o passar dos anos, não apenas pelo brilhantismo técnico e atuações, que capturam belamente a melancolia dos personagens. Isso porque as questões de dualidade envolvidas nesta trama ultrapassam a condição política de qualquer época, mantendo-o ainda muito relevante como obra cinematográfica. A poesia e o lirismo se unem a qualquer reflexão intelectual que possa surgir dali, mas de forma bastante harmoniosa, em uma experiência bastante rara para qualquer espectador.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Envie sua sugestão, críticas ou qualquer comentário para [email protected]. Confira mais este esforço do Formiga Elétrica em produzir um conteúdo de qualidade, seja sobre Quadrinhos, Cinema, Literatura e afins. Até a próxima quarta-feira e não se esqueça de acompanhar nosso podcast quinzenal!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!