Home > Programas > FormigaCast > Alfonso Cuarón na pauta do FormigaCast!

Alfonso Cuarón na pauta do FormigaCast!

A carreira do mexicano Alfonso Cuarón passada a limpo

O FormigaCast começa 2019 falando de cinema com gostinho de tequila e guacamole! Isso porque, depois de nos dedicarmos a comentar as trajetórias de Guillermo Del Toro Alejandro Iñarrituchegou o momento de completar o trio de diretores mexicanos e falarmos sobre Alfonso Cuarón. Atualmente marcando presença na temporada de premiações por conta de seu último longa-metragem, Roma, distribuído pela plataforma Netflix e exibido nos cinemas apenas em sessões especiais, Cuáron já consolidou seu nome em Hollywood, mas foi uma estrada nem sempre fácil até essa conquista.

Alfonso Cuarón do Formigacast

Cuarón no set de ROMA.

Após um início de carreira no formato de curta-metragem e uma breve passagem pela TV mexicana, o diretor realizou seu primeiro trabalho comercial, o pouco visto Sólo Con Tu Pareja, que por essas terras ganhou o título insólito Amor em Tempos de Histeria. O talento para a direção e a parceria com o diretor talentoso diretor de fotografia Emmanuel Lubezki renderam convites para trabalhar no cinema americano. Os filmes A Princesinha e Grandes Esperanças foram boas experiências, mas Cuarón queria voltar para o México e filmas histórias que realmente lhe interessavam. Com mais liberdade criativa e sem as cobranças de bilheteria de Hollywood, ele lança o já clássico E Sua Mãe Também, sobre o rito de passagem de dois adolescentes, interpretados pelos então novatos Diego Luna e Gael Garcia Bernal.

A consagração da carreira

O sucesso levou Cuarón para a Inglaterra, direto para os olhares exigentes dos fãs do bruxinho criado por J.K. Rowling. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é até hoje considerado um dos melhores filmes da saga, mas o mundo adulto era mais interessante para o mexicano que, na sequência, realizaria obras primorosas como Filhos da Esperança e Gravidade.

O novo ano mal começou e o nome de Alfonso Cuarón novamente na boca dos cinéfilos. Logo, batemos um papo repleto de referências, lembranças e, é claro, boas histórias. Mas se você achar que faltou algo, não deixe de entrar em contato com a gente e envie sua mensagem para [email protected], ou deixe o seu comentário por aqui mesmo.

Nos encontramos daqui quinze dias com mais um FormigaCast!

Já leu essas?
Hellraiser - Clive Barker
Hellraiser e o Body Horror de Clive Barker no FormigaCast!
Breathless - A Força do Amor
O remake de Acossado na pauta do Formiga na Tela!
Elenco dos Sonhos
Escolhendo o elenco perfeito no FormigaCast!
Mídia física - Formiga na Tela
Colecionismo e mídia física na pauta do Formiga na Tela!