Home > Programas > Formiga na Tela > A Última Sessão de Cinema no Formiga na Tela!

A Última Sessão de Cinema no Formiga na Tela!

Um ponto alto da carreira de Bogdanovich em A Última Sessão de Cinema

Dentro do período que ficou conhecido como Nova Hollywood, A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show) ocupa um lugar de destaque. Lançado em 1971, o longa do então jovem e promissor Peter Bogdanovich impressionou pela sua qualidade técnica e narrativa, em um contexto melancólico em sintonia com uma época de decepção para o povo dos EUA. Baseado no livro de Larry McMurtry, o filme tem como trio protagonista Timothy Bottoms, Jeff Bridges e Cybill Shepherd, encarnando a falta de perspectiva adolescente no início dos anos 1950 em uma pequena cidade texana.

A Última Sessão de Cinema, de Peter Bogdanovich, no Formiga na Tela

A opção pela fotografia em preto e branco, mais uma trilha sonora diegética com a pungência do country da época na qual o filme se passa, criou uma atmosfera inesquecível. As desilusões dos jovens, com referenciais adultos que carregam inúmeras mágoas e passam isso para a geração seguinte, tem um um peso palpável neste roteiro adaptado pelo próprio diretor. Além das boas atuações no núcleo adolescente, exceção, talvez, a alguns momentos de Cibyll Shepherd, o elenco mais velho conta com belíssimas performances de Cloris Leachman, Ellen Burstyn (O Exorcista) e Ben Johnson (Meu Ódio Será Sua Herança).

A presença de Ben Johnson, aliás, traz mais conteúdo metalinguístico ao filme. Interpretando Sam, dono do único cinema da cidade e prestes a fechar, o veterano de westerns de décadas passadas acaba servindo para evidenciar a passagem da Hollywood clássica para a nova fase. Não por acaso, o último filme exibido em sua pequena sala é Rio Vermelho, com John Wayne. São detalhes como esses que fazem de A Última Sessão de Cinema uma grande experiência e um filme que não perdeu sua força com o tempo.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Inscreva-se no canal e ative o ícone do sino para ser notificado a cada atualização. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um email para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião não apenas sobre essa pauta, mas sobre o formato do programa no geral. Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá…

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!