Home > Programas > Formiga na Tela > 12 Homens e Uma Sentença no Formiga na Tela!

12 Homens e Uma Sentença no Formiga na Tela!

A contundente atualidade de 12 Homens e Uma Sentença, de Sidney Lumet

São poucos cineastas que já entregam um grande filme em sua estreia na função, como Orson Welles em Cidadão Kane. Sidney Lumet faz parte deste seleto grupo. Vindo da TV, como vários de seus contemporâneos, ele ajudou a mudar a cara do Cinema norte-americano, prenunciando a Nova Hollywood, entregando um belíssimo filme como seu primeiro longa metragem. 12 Homens e Uma Sentença (12 Angry Men) continua não apenas uma verdadeira aula de Cinema, como também mantém sua atualidade na discussão de um tema espinhoso, socialmente falando. Uma realização e tanto para um filme de 1957, ambientado em um único cenário e desenrolando-se em tempo real.

12 Homens e Uma Sentença no Formiga na tela

Partindo da premissa de 12 pessoas em uma deliberação sobre um caso de um jovem que supostamente matou seu pai, a condenação do réu – pena de morte – parece certa. Porém, um dos jurados, vivido por Henry Fonda, levanta dúvidas pertinentes sobre o caso, o que causa atritos no grupo e revela diversos preconceitos arraigados de alguns presentes. Assim, o filme desenvolve a interação entre os presentes, da certeza absoluta da culpa do réu até um benefício da dúvida que alguns se recusam a admitir.

Além de Fonda, um elenco afiadíssimo e recursos narrativos muito bem utilizados por Lumet, que já mostrava maturidade como contador de histórias. Facilmente, um dos grandes filmes de tribunal de todos os tempos, que não apenas toca fundo em questões complexas, como também acaba nos emocionando em seu desfecho. 12 Homens e Uma Sentença merece uma lugar na coleção de todo cinéfilo, ainda mais agora com seu relançamento em Blu-Ray pela Versátil.

Confira o programa sobre esse clássico do Cinema. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Mande suas sugestões e críticas para [email protected], conte o que achou deste ou de programas anteriores. Inscreva-se no canal e ative o sino para ter notificações a cada novo vídeo no ar. Acompanhe também nosso podcast quinzenal, via Spotify ou seu agregador de podcasts preferido. Voltamos na próxima quarta!

Assista!

Já leu essas?
Tolkien na Música - Formiga na tela
Tolkien e sua influência na música é a pauta no Formiga na Tela!
Cultura Pandemia FormigaCast
Cultura em tempos de pandemia na pauta do FormigaCast!
5 diretores que surpreenderam em sua estreia no Formiga na Tela!
Querido Papai Noel - Formiga na Tela
Nossos pedidos para 2022 no último Formiga na Tela do ano!