Home > Livros > Análises > A Situação – O mundo corporativo e a destruição do indivíduo!

A Situação – O mundo corporativo e a destruição do indivíduo!

Natural dos EUA, Jeff VanderMeer é um nome proeminente de um subgênero da ficção científica, o New Weird, que tem chamado bastante atenção ultimamente, graças ao sucesso e aos prêmios que o autor inglês China Miéville (A Cidade & A Cidade) vem ganhando há algum tempo. O segmento, que adiciona fantasia e horror ao caldeirão sci-fi, é considerado um desdobramento da escrita de H. P. Lovecraft, que assumia sua própria obra como Weird Fiction.

Jeff VanderMeer

Jeff VanderMeer

Com A Situação (The Situation), publicado originalmente em 2008 e lançado aqui pela extinta editora Tarja*, em 2011, VanderMeer se debruça no mundo corporativo, questionando as estruturas empresariais e sua dinâmica nas relações pessoais e de poder. Claro, isso não é novidade faz tempo, sobretudo quando falamos deste tipo de literatura, mas a graça da coisa é sermos colocados em contato com seres bizarros, em um ambiente de trabalho de estresse crescente, onde tudo soa fora do lugar em 118 páginas. Apesar de fora de catálogo, é um título que vale a pena procurar nos sebos da vida, virtuais ou não.

*Que também lançou Rei Rato (King Rat), de China Miéville, no mesmo ano!

A edição da Editora Tarja!

A edição da Editora Tarja!

A narrativa, ou a maior parte dela, pelo menos, é ambientada em uma fábrica de besouros, feitos principalmente para a área educacional. Sim, é bem estranho e o autor não nos dá muitos detalhes sobre isso. Temos um narrador sem nome que relata seu dia a dia no escritório, falando inclusive de alguns projetos em andamento – como um peixe que engoliria as crianças para fins educacionais – como também seu tenso relacionamento com seus colegas de trabalho, incluindo a gerência.

Neste universo, ainda encontramos uma gerente que é feita de papel e plástico, que entra em combustão parcial quando as coisas não lhe agradam, pessoas com modificações corporais severas, capazes de se transformar em um animal (na forma e na personalidade), o que de fato acontece com um dos empregados desta fábrica, que mais se assemelha com um circo de horrores. Conforme o título já dá a entender, A Situação é um recorte, e não o panorama do todo aquele universo, apresentando toda essa realidade super estranha como se fosse a coisa mais normal.  Ao final desta curta narrativa, percebemos que Jeff VanderMeer é um escritor que confia na intuição do seu leitor, já que não entrega nada mastigado.

George Orwell continua uma referência!

George Orwell continua uma referência!

Seria tudo isso uma crítica ao capitalismo selvagem, onde as posses estão acima do valor das pessoas? Ou ainda uma alfinetada nas relações de trabalho, cada dia mais competitivas e predatórias, já que perdemos a noção da importância da ética nas relações profissionais? Ou ainda uma alegoria à massificação corporativa, onde o indivíduo perde sua identidade e de torna simplesmente uma engrenagem em um grande sistema opressor? De alguma forma, A Situação também nos remete a outra distopia, o indispensável 1984, de George Orwell, que tem em comum um clima castrador e controlador, ainda que em uma medida e um sentido diferente.

Criando um enredo ousado em sua forma, além de suas várias linhas de significado, VanderMeer também alude ao mal que o sistema corporativo têm feito às pessoas que dele dependem, ainda abrindo várias perguntas neste processo. Estamos deixando de ser humanos? Atualmente nos encaixamos na categoria de máquinas insensíveis, cumprindo apenas nossas funções e sem qualquer possibilidade de envolvimento pessoal? Este é o único papel que nos resta em um mundo globalizado?

São muitas as perguntas. Talvez o futuro – não tão distante, esperamos – traga outra situação, onde possamos ver as pessoas refletindo sobre essa postura empresarial convencional, que já se mostrou danosa para todos os níveis humanos de relacionamento. Se depender dos leitores de Jeff VanderMeer, a reavaliação  é uma possibilidade!

Leia o livro e depois confira esta curiosa versão em quadrinhos, criada pelo próprio autor, com ilustrações de Eric Orchard!

The Situation_comic book

Já leu essas?
Duna livro e filme - FormigaCast
Duna, o livro e o filme, em dois eps. do FormigaCast!
Last and First Men - Olaf Stapledon
Last and First Men, a FC que influenciou gerações, no Formiga na Tela!
Wally Wood, vida e obra, no Formiga na Tela!
O conto que previu a Internet - Murray Leinster
O conto que previu a Internet é pauta no Formiga na Tela!