Home > Livros > Análises > Sapiens – Uma Breve História da Humanidade

Sapiens – Uma Breve História da Humanidade

O caminho da humanidade traçado no livro Sapiens

O planeta Terra tem pouco mais de 4,5 bilhões de anos. O ser humano caminha sobre sua superfície há uma minúscula fração, menos de 1%, desse tempo. Mas já foi o suficiente para causar inúmeras mudanças. Como o homo sapiens foi capaz de evoluir de um primata ao que é hoje? Como a sociedade se organizou e reorganizou ao longo do tempo? Como nossa capacidade de imaginar coisas que não existem nos deu enorme vantagem sobre nossos concorrentes mamíferos? Essas e diversas outras questões são abordadas de forma contundente e didática por Yuval Harari em seu livro Sapiens – Uma Breve História da Humanidade (Sapiens – A Brief History of Humankind).

(Aproveite e leia também a resenha de Buracos Negros, transcrição das palestras de Stephen Hawking sobre o tema.)

Yuval Noah Harari é doutor em história pela Universidade de Oxford, especializado em história mundial e professor da Universidade Hebraica de Jerusalém. Seu texto abrange questões que relacionam história com outras frentes de estudo como biologia, tecnologia e economia, buscando entender questões que não apenas ajudam a explicar o passado, como também nos ajudam a entender o presente e nos preparar com algumas previsões de tempos vindouros.

O Livro Sapiens - Uma Breve História da Humanidade traça o caminho do primata até o Homo Sapiens

O livro Sapiens – Uma breve história da humanidade foi publicado no Brasil em 2014 pela editora L&PM. Originalmente, foi lançado em Israel no ano de 2011.

Nossa história elucidada

Em Sapiens – Uma breve história da humanidade, por meio de uma linguagem acessível e objetiva, Harari consegue dialogar com o leitor, fazendo-o pensar nas conexões propostas de maneira ampla e elucidativa, fornecendo os fios necessários para a montagem de uma linha do tempo clara e mais completa.

O livro abrange desde a época de nossos ancestrais nômades até os dias de hoje, com uma leve previsão de um futuro próximo. Além de explicar as revoluções agrícola, cognitiva e industrial, Harari também fala sobre a evolução do sistema econômico e tecnológico, sempre fazendo associações de como tudo isso foi de grande influência para nossa história, assim como a ideologia e o sistema de crenças do ser humano foi mudando ao longo do tempo para se adequar ao avanço, assim como sua própria produção artística – falando nisso, já leu nosso artigo sobre a Evolução da Literatura de Terror?

Em geral, quando aprendemos história no colégio, estudamos eventos de maneira quase isolada e separados por épocas bem definidas. Em Sapiens, conseguimos ter uma noção muito maior, adicionando o panorama humano à equação, ao invés de restringir apenas a europeus, asiáticos ou africanos.

Métricas, dados e dogmas

Outro aspecto importante abordado pelo autor é de como alguns dogmas das últimas décadas são extremamente falaciosos quando confrontados com dados e pesquisas.

Com certeza, você já ouviu de pessoas mais velhas frases como: “antes a violência não era tanta assim“ ou “no meu tempo, não tinha tanta miséria“, e por aí vai. Será mesmo? Quais dados estão sendo analisados? Em comparação a que período? Harari mostra por A mais B alguns dados que podem te surpreender e/ou deixá-lo até mais otimista com nossa espécie. Sim, temos nossos defeitos. Muitos deles dignos de repulsa, inclusive. Entretanto, os índices de mortes em guerra, mortalidade infantil e desnutrição tem caído de maneira considerável ao longo do tempo. Ainda não é o suficiente, mas estamos no caminho. Harari mostra tais dados e explica como chegamos a tal ponto e faz com que o leitor tenha uma compreensão melhor sobre a evolução da sociedade.

Também há uma interessante passagem sobre a relação da felicidade com aspectos financeiros e políticos. As pessoas são mais felizes hoje, onde há mais liberdade, ou na época da ditadura? O ser humano é mais feliz em um regime democrático ou em um feudal? Dinheiro traz felicidade? Mas calma, Harari não está discutindo autoajuda ou Socialismo vs Capitalismo. A pauta aqui é analisada de maneira racional e muito interessante, utilizando a lógica pura e imparcial.

O Livro Sapiens - Uma Breve História da Humanidade traça o caminho do primata até o Homo Sapiens

Yuval Noah Harari, autor do livro Sapiens, é doutor em história pela Universidade de Oxford, especializado em história mundial e professor da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Sapiens – Uma breve história da humanidade é um ótimo livro para aqueles que desejam se aprofundar na história da sociedade, percebendo como aspectos biológicos, tecnológicos e subjetivos podem mudar de maneira radical a organização do ser humano no mundo. De maneira racional e realista, Harari traça o caminho que o homo sapiens percorreu no planeta em termos sociais e psicológicos, aumentando a noção de autoconsciência do leitor, fazendo-o entender mais sobre sua posição na linha do tempo de nossa espécie. E o que o amanhã nos reserva? Como a dimensão temporal só nos permite percorrê-la em um único sentido, um dia saberemos. Provavelmente, só depois de amanhã.

P.S.: Este texto é uma indicação de leitura e não uma crítica da obra. Afinal, quem sou eu para julgar o arco narrativo dos protagonistas desta história que ainda não terminou?

Já leu essas?
Duna livro e filme - FormigaCast
Duna, o livro e o filme, em dois eps. do FormigaCast!
Last and First Men - Olaf Stapledon
Last and First Men, a FC que influenciou gerações, no Formiga na Tela!
Ubik, de Philip K. Dick, no Formiga na Tela!
Robôs Universais de Rossum
Robôs Universais de Rossum no Formiga na Tela!