Home > Livros > Análises > Relances Vertiginosos do Desconhecido – A Desolação da Ciência em H. P. Lovecraft

Relances Vertiginosos do Desconhecido – A Desolação da Ciência em H. P. Lovecraft

A obra de H. P. Lovecraft analisada pela perspectiva científica

A imensa popularidade que a obra de H. P. Lovecraft adquiriu no século XXI abre inúmeras possibilidades de discussão, assim como estudos acadêmicos sobre esses escritos e as peculiaridades da mitologia ali criada. O mestrado da pesquisadora Nathalia Sorgon Scotuzzi enfoca esse universo do ponto de vista científico, propondo um raciocínio sobre a visão do autor neste sentido, à luz de sua época e além. Deste estudo, nasceu Relances Vertiginosos do Desconhecido – A Desolação da Ciência em H. P. Lovecraft, da editora Diário Macabro (O Enigma de Outro Mundo).

Compre clicando na imagemA desolação da Ciência em H. P. Lovecraft - Diário Macabro

Para os mais versados na obra do cavalheiro de Providence, o livro é um convite a compreender mais sobre a formação de Lovecraft como escritor, a partir de suas áreas de estudo preferidas, sua percepção do mundo e alguns autores influentes em sua vida, dentro do contexto científico. O escopo da edição não exclui automaticamente leitores que ainda não estão familiarizados com essa Literatura específica, mas já é preciso avisar que certas obras são analisadas de forma bem detalhada, o que torna altamente recomendável que elas sejam lidas antes de Relances Vertiginosos.

Nathalia se ocupa da fase madura dos mitos de Cthulhu, quando o autor se preocupava mais com o estofo científico, através do conhecimento de seus personagens esclarecidos no assunto. Um cenário criado para que estas certezas e noções – a de qualquer estudioso da vida real, no caso – fossem destruídas antes do final das narrativas, revelando um discurso muito particular. É esse cuidado e o apuro técnico que permitiram construções literárias mais verossímeis para leitores da época e as gerações seguintes, abrindo a vertente da weird fiction.

Para fundamentar esse caminho percorrido por Lovecraft, metade da edição de 212 páginas é dedicada a comentar os paradigmas científicos e sociais da virada para o século XX, além de autores que sedimentam um ceticismo pessimista no então jovem escritor. Repleto de citações, este estudo é uma excelente oportunidade de contextualizar melhor essas criações e até encontrar novos significados para alguns detalhes. Também se mostra clara a necessidade por um novo tipo de Literatura para os novos tempos que chegavam, em meio a tantas revoluções.

A desolação da Ciência em H. P. Lovecraft - Diário Macabro

Um Sussurro nas Trevas e Nas Montanhas da Loucura

Conforme já comentado, leitores com conhecimento sobre os mitos de Cthulhu aproveitarão melhor essa travessia por um dos caminhos de uma das mentes mais representativas da Literatura de Horror e da formação do que convencionou-se chamar de Horror Cósmico ou Cosmicismo. Posteriores a O Chamado de Cthulhu, os trabalhos que ganham análises pormenorizadas são Um Sussurro nas Trevas e Nas Montanhas da Loucura, complementares em um conjunto mais desolador do ponto de vista científico.

Traçando paralelos com as situações dos protagonistas das duas histórias, a autora desenvolve um pensamento que traz mais substância para as rodas de discussões sobre essa mitologia específica. Além do poder que essas narrativas indubitavelmente têm, a análise de Nathalia é capaz de conferir uma aura ainda mais pesada, no bom sentido do Horror literário, para muitos leitores através de seu raciocínio perfeitamente defendido. Ela desnuda uma camada que transcende sua própria análise, estimulando o pensamento sobre o próprio papel da ciência e sua autoimagem através dos anos.

Levantando esses tópicos, o final do livro é dedicado a encadear essa fase do escritor com o conceito de revolução científica, o que revela mais coesão na proposta lovecraftiana. Na tarefa de expor como as novas teorias se inserem na comunidade científica e como validar uma descoberta de valor, ela discute os dilemas dos pobres protagonistas do Cosmicismo, que potencializam ainda mais a angústia dos leitores, dentro de uma proposta literária pessimista que desafia o público até hoje. Os argumentos do livro comprovam exatamente isso.

Qualquer pessoa minimamente interessada no Horror Cósmico deve ler Relances Vertiginosos do Desconhecido – A Desolação da Ciência em H. P. Lovecraft. Uma excelente chance de um contato mais íntimo com os  mitos de Cthulhu, além dos próprios fundamentos do Cosmicismo. Uma viagem incômoda, mas irresistível para iniciados.

Já leu essas?
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
Weird Western - Robert E Howard
Weird Western de Robert E. Howard no Formiga na Tela!
Pós Terror - Formiga na Tela
Uma impressão sobre o termo Pós Terror no Formiga na Tela!
Aventuras do Formigueiro - FormigaCast
As aventuras de produzir conteúdo foram a pauta do FormigaCast!