This War of Mine é um jogo de sobrevivência e estratégia criado pela 11 Bit Studios onde o jogador recebe o controle de um grupo de sobreviventes de guerra e precisa lutar, não apenas para mantê-los vivos através da obtenção de recursos básicos como água e abrigo, mas também gerenciar sua saúde emocional em meio ao caos e devastação dessa tragédia.
Baseado em fatos reais, o jogo foi inspirado no cerco de Sarajevo, conflito envolvendo os povos sérvio, bósnio e croata e que teve como resultado a morte de 12 mil civis só entre os anos de 1992 e 1995. Retratadas na HQ Uma História de Sarajevo, do jornalista Joe Sacco, as perdas da guerra foram além das vidas dizimadas, sendo o conflito responsável por transformar ética e moralmente aqueles que sobreviveram, impactando para sempre a forma como se relacionam consigo mesmos e com o mundo. É exatamente disso que trata o game.
Logo no início do gameplay somos colocados no controle de uma casa habitada por um pequeno grupo de pessoas, que varia de 2 a 4 indivíduos e temos acesso a ficha biográfica de cada um, onde descobrimos suas principais aptidões, sensibilidades e um pouco de sua história antes e durante a guerra.
Essas informações serão preciosas para o sucesso do jogador, pois ao invés de controlar diretamente cada personagem como nos jogos tradicionais survival, aqui a mecânica é voltada para uma forma de gerenciamento muito semelhante à da franquia The Sims. Todo o grupo é monitorado simultaneamente através de interações com o ambiente, que tem por objetivo, além de sanar necessidades imediatas como sono, fome, temperatura e saúde, a manutenção do ânimo e das relações de civilidade entre essas pessoas.
E é por meio dessas fichas iniciais que o jogador, conhecendo cada elemento de seu grupo, precisará pesar as consequências de cada decisão tomada na busca pela sobrevivência material, pois muitas vezes a escolha errada, ainda que resulte na cura imediata de um ferimento ou na obtenção de uma refeição, pode abalar de forma irremediável tanto o moral quanto os frágeis relacionamentos formados nesse ambiente de tensão.
Todos os integrantes da casa possuem um diário e através das anotações feitas a cada evento ficamos cientes do abalo individual gerado por cada atitude tomada. Haverá situações, por exemplo, em que a única forma de sobreviver será saqueando alimento de pessoas indefesas, cuja necessidade é igual ou maior que a nossa, ou que será preciso decidir se daremos ajuda a um pai desesperado para salvar o filho. Nesses momentos é preciso escolher com sabedoria o personagem que realizará tais atos, pois o transtorno emocional que acompanha a ação pode ter como resultados, desde uma cisão no grupo por parte de um membro que não aceite a ideia de compartilhar, até a depressão ou o suicídio por parte daqueles que não suportarão viver com o peso das escolhas mais egoístas.
Num contexto de narrativa onde o rumo da história depende das ações do jogador, This War of Mine nos remete a questão da degradação humana em meio a situações limite, muito bem retratada no livro É Isto Um Homem, do escritor Primo Levi, pois conforme os dias vão passando fica evidente que a postura passiva de recolher restos dos escombros e buscar caridade não será o bastante para suportar os desafios de um longo e rigoroso inverno. Para sobreviver será preciso agir de forma efetiva, muitas vezes assumindo o fardo de se tornar o algoz de outras vítimas dessa destruição. Nesses momentos, através das entradas diárias de cada personagem o jogador é colocado na posição de questionar se existe um limite para a perda da dignidade e da ética e até que ponto realmente vale a pena lutar para ver o nascimento de mais um dia, sem nenhuma perspectiva de futuro, porém ciente do preço que se pagou para chegar até ele.
Nesse cenário sombrio, onde até mesmo os traços escolhidos pela 11 Bits são tão pálidos e cinzentos quanto a moral, This War of Mine toma o caminho oposto da glamourização exibida pelos jogos de guerra modernos, onde encarnamos protagonistas que são verdadeiras máquinas inabaláveis de matar, e nos insere na realidade de escassez e sofrimento do lado mais fraco em uma guerra real. Podemos nos desprender de nossos valores a ponto de sacrificar princípios e até parte da nossa humanidade para sobreviver, mas ainda assim nos momentos finais o jogo parece querer nos mostrar que determinadas linhas, uma vez cruzadas, serão impedimentos permanentes para a reconstrução das vidas salvas.