Home > Games > Board / RPG > RPG’s em financiamento coletivo que valem a pena colaborar!

RPG’s em financiamento coletivo que valem a pena colaborar!

Olá amigo leitor! A maioria de nós RPGistas sabe que a publicação de um livro no mercado nacional é uma enorme barreira, e depois de tantos furos e atrasos de grandes editoras, o Brasil acabou passando por bom um tempo sem novos RPG’s traduzidos. E creio também que a maioria sabe que o nosso amado financiamento coletivo pelo Catarse tornou possível vários títulos serem traduzidos para o português, e deu a chance de algumas editoras se firmarem no mercado nacional, que antes era dominado por grandes empresas.

Títulos como Numenera, Call of Cthulhu, ou Shadowrun e vários outros foram trazidos através de financiamento coletivo.

O amigo leitor pode perguntar: “Tá, tá, nós sabemos! Mas por que você tanto fala disso?”

Simples – existem alguns jogos em financiamento coletivo que estão em perigo de não atingirem sua meta. Claro que não devemos apoiar todo e qualquer projeto que apareça por aí, mas eu separei dois que são excelentes e representam uma grande perda, caso não sejam financiados.

São eles:

Shadow of the Demon Lord RPG

Como já disse, em financiamento no Catarse desde 15/09 até dia 14/11, e até o momento com 70% de sua meta mínima de R$ 40.000 reais atingida. Projeto sendo proposto pela Editora Pensamento Coletivo, que já nos trouxe o Board Game Alemão Imperial 2030 – do qual não vou falar nada, pois deixo isso para o meu amigo Luiz Cesca (aliás, leiam as reviews deste cara aqui no Formiga, são animais). Trouxe também Interface Zero, um RPG com temática cyberpunk/sci-fi ambientado na Terra do ano 2090, que usa o sistema de regras do Savage Worlds (para o qual prometo um review para um futuro não muito distante). E também acabou de atingir sua meta em Déloyal RPG, que é um jogo com clima pulp envolvendo libertadores de uma Paris fictícia contra nazistas em uma Segunda Guerra Mundial imaginária, e que possui um sistema muito interessante – o L’Aventure . Mas de volta ao foco, tudo isso foi apenas pra ilustrar a grande competência da editora.

Ao tão mencionado Jogo:

Shadow of the Demon Lord!

Shadow of the Demon Lord!

Shadow of the Demon Lord é um jogo de fantasia sombria de Robert J. Schwalb, um dos designers do D&D 5ª Edição e do Warhammer Fantasy! Um gênero que mescla elementos de horror em um mundo de fantasia. No jogo, você cria e interpreta personagens que lutam para sobreviver em uma terra rumo ao esquecimento, um lugar infestado por demônios, hordas de mortos-vivos, magia estranha, cultistas desequilibrados, e tudo isso nas ruínas do último grande império da humanidade.

Ele abre a porta para um mundo imaginário nas garras de um destruidor cósmico. Entre em um lugar impregnado no caos e na insanidade criado pelo fim dos tempos, com reinos inteiros tomados por rebanhos uivantes de bestiais, espíritos deformados libertos do Submundo, e horrores inomináveis acordados pela chegada iminente do Demon Lord.

Cenário:

O cenário é um mundo à beira de um apocalipse. Qual é a causa? Quem é o responsável? O Demon Lord, claro! Este ser de poder incomensurável e maldade absoluta é o autor das catástrofes que o assolam. Cada novo terror liberto reflete sua chegada, o toque de sua sombra, e sua fome insaciável não só pelo planeta, mas como por tudo que existe. Embora próximo, o Demon Lord permanece fora do cosmo, chacoalhando as grades de sua prisão, conforme tenta fugir do Vácuo para trazer sua destruição ao mundo.

Sistema:

O sistema de regras te ajuda a contar histórias interessantes e excitantes. Para isto, ele é fácil de aprender, ágil e requer pouca preparação para jogar. Tudo isto garante que tanto novatos quanto veteranos possam se divertir na mesma mesa. Ele usa um sistema único para resolver qualquer tarefa, seja atravessar a garganta de um demônio com sua espada, seja chutar uma porta para fugir do mesmo demônio, ou até para escapar do vômito ácido que ele cospe.

Intenso sistema de combate!

Intenso sistema de combate!

Seu personagem se desenvolve com a história. Cada vez que seu grupo completa uma aventura, o nível geral do grupo aumenta. Cada aumento traz algo legal para seu personagem. Você pode aprender magias novas, um truque com uma arma, ou algo que lhe ajude a sobreviver. Todos os benefícios que ganha vêm de caminhos que seu personagem segue. Sua primeira aventura irá lhe ajudar a escolher qual o primeiro caminho que seu personagem irá trilhar. Se você gastar muito tempo lutando, ele pode virar um guerreiro, se utilizar uma magia de um tomo feito com pele humana e arame-farpado, pode se tornar um feiticeiro. Em níveis mais altos, escolherá caminhos adicionais que poderão melhorar suas escolhas prévias ou levar seu personagem  em direções totalmente novas. Você pode escolher o caminho que quiser, para que jogue com o personagem que você queira jogar.

O Livro:

A arte sugerida é bastante atraente, com o livro tendo capa dura em tamanho A4, páginas em papel couché e colorido com aproximadamente 272 páginas.

Bela arte de capa!

Bela arte de capa!

Ghaluni RPG

Projeto criado por D. S. Bernard em 04/09, vai até 03/11, tendo atingido até o momento 25% de sua meta de R$ 8.000 reais.

 Um RPG 100% Nacional, com uma história que todos nós conhecemos bem a fundo.

Ghaluni!

Ghaluni!

 “A ideia de criar Ghaluni surgiu na época que jogávamos RPG no colégio, eu e meus amigos éramos fissurados por nossas aventuras e histórias, mas por diversos motivos, tínhamos muita dificuldade em conseguir materiais de RPG. Foi então que eu decidi criar meu próprio sistema. E deu certo! Todos do grupo adoraram e a partir daí ele só foi evoluindo. Isso tudo aconteceu a 10 anos atrás.

Hoje, motivado pelos por estes amigos, decidi lançar este livro, para que assim como eu, outros possam se divertir com Ghaluni RPG. Mas como recursos estão escassos para muitos como eu, optei então pelo financiamento coletivo. E com sua ajuda vamos conseguir!”

Ghaluni é um jogo para se criar histórias de fantasia, com heróis, monstros, espadas, magias e armas de fogo. O ambiente pode ser medieval, cyberpunk, mitológico, steampunk  ou qualquer outro, pois o sistema é altamente abrangente. Sendo quase que totalmente intuitivo e dinâmico, não se prendendo as minúcias realistas, se empenha em dar uma boa experiência em jogar RPG. Ghaluni é perfeito para novatos e veteranos, mas para principalmente todos os que querem conhecer um sistema novo e atual, mas que não abandona as raízes do RPG.

Sistema:

Ghaluni RPG é um sistema que bebe de muitas fontes, em muitos aspectos, ele é um sistema Gamista, daqueles em que possuem diversas habilidades, poderes, equipamentos e formas de customizar seu personagem, ou mesmo que você possa fazer combos incríveis de habilidades e poderes diversos. Mas Ghaluni possui também um toque do RPG narrativista, onde os jogadores podem interferir diretamente ou indiretamente no decorrer da história, e fazer com que todos possam criar uma aventura intensa, profunda e memorável. Além disso, ele possui muitas mecânicas únicas, que tornaram o jogo rápido, fácil e dinâmico de ser jogado. Sua proposta é fazer com que o mestre e os jogadores não se preocupem tanto com detalhes ultra realistas, mas sim com a diversão que é criar muitas histórias.

Narrativa ao gosto do jogador!

Narrativa ao gosto do jogador!

Ghaluni possui uma gama de meios de customização do personagem, que vão desde a forma como as classes evoluem, até os equipamentos e itens, dando ao jogador casual a chance de criar um personagem altamente rico em detalhes, e ao jogador “hardcore” formas de criar combos poderosos para seu personagem.

O combate em Ghaluni possui uma grande diferença em relação à outros sistemas, pois nele cada personagem possui seu valor de AB (Ação Base), e este valor determina o quanto de ações ele pode fazer no seu turno, até que se finde. Cada ação gastará uma quantidade de AB, e quando o AB do personagem termina, sua vez acaba, até que na rodada seguinte ele volte a ter seu valor de AB normal. Isso permite que o personagem possa até mesmo customizar sua forma de atacar, usando diversas ações como, por exemplo, usar o cenário.

Existem diversas ações que podem ser feitas pelo personagem, e elas passam tanto por ações mecânicas, como ativar de uma habilidade, quanto por ações narrativas, como usar o cenário a seu favor, e todas elas são contadas pelo AB do personagem, que aumenta conforme ele evolui.

O AB também é presente na contagem de distância entre os indivíduos no combate. Isso faz o jogo ser medido de uma forma muito mais simples e rápida quanto a habilidades, ataques e magias.

Para aqueles que curtem um jogo mais narrativista, Ghaluni possui os chamados Pontos Heroicos. Estes pontos servem para inúmeras coisas no jogo, como aumentar uma perícia, ou comprar treinamentos e realizar Ações Heroicas. Além disso, o jogador pode usar estes pontos para alterar a narrativa do jogo. Ele pode saber um segredo do NPC, pode realizar uma grande façanha , pode até mesmo alterar o rumo da história. Ou seja, os Pontos Heroicos podem tanto tornar personagens grandes e memoráveis quanto histórias grandes e memoráveis.

Sobre o Livro:

O livro é em formato A4, com capa de papel cartão Couchê Matte Importado 250g. O miolo terá aproximadamente 200 páginas preto-e-branco em Couché 90g. Mas em uma meta adicional, o livro pode ser publicado em capa dura.

Inovador RPG nacional!

Inovador RPG nacional!

Pela relação o livro contém:

Conto: O Preço – O livro se inicia com um empolgante conto escrito por Raquel Machado.

Capítulo 1 – Introdução – O primeiro capítulo do livro é uma introdução tanto ao conteúdo do livro quanto ao sistema.

Capítulo 2 – O Personagem. Este capítulo informa o básico das informações do personagem e informa os parâmetros para a criação do mesmo.

Capítulo 3 – Raças. Capítulo dedicado a informação sobre todas as 12 raças e suas especificações.

Capítulo 4 – Classes. Capítulo dedicado a informação sobre todas as 12 Classes e suas especificações.

Capítulo 5 – Perícias. Neste capítulo é informado tudo sobre as perícias e como usá-las no jogo.

Capítulo 6 – Treinamentos. Este capítulo informa o que são os treinamentos e apresenta uma lista de mais de 80 treinamentos.

Capítulo 7 – Equipamentos. Aqui você será apresentado a uma quantidade enorme de armas, equipamentos, e itens, mágicos ou mundanos.

Capítulo 8 – Aventurando-se. Este capítulo informa tudo o que é necessário saber sobre aventuras, como, Religião, Peso de Carca, Dinheiro, Ação Heroica, Combate e Medalhas.

Capítulo 9 – Magias. Este capítulo contém as informações sobre magia, e a descrição de 150 magias que podem ser usadas pelos conjuradores.

Capítulo 10 – Bestiário. Este capítulo contém as informações sobre monstros e criaturas. Contém regras para criação de seus próprios monstros.

Uma pequena observação

Vale também salientar um tema bastante polêmico entre os RPGistas – a pirataria. Editoras e empresas, por mais amor e dedicação que possam vir a ter pelo RPG, ainda continuam empresas e seu objetivo, por definição, é o lucro. Várias comunidades ou sites disponibilizam materiais, e estranhamente nos mesmos sites toneladas de usuários reclamam da não vinda de alguns títulos para o Brasil. Mas e agora? Os títulos não vem por que os pirateamos ou os pirateamos por que eles não vêm? Algo para a gente pensar. Agora com o mercado crescendo e o adendo da internet ajudando na aquisição, os preços acabam caindo.

Uma hístoria triste, por exemplo, é sobre o Shadow of the Demon Lord, no qual um dia depois de seu financiamento coletivo ser anunciado, 5 grandes sites de download de material já estavam disponibilizando sua versão em inglês. Um ótimo jeito de conhecer um RPG e realmente ver se gostamos ou não, e espero que aqueles que gostaram tenham contribuído, para não só ter este excelente título disponível em português, mas também ajudando a fortalecer o mercado nacional.

 

Já leu essas?
Heróis Pulp - Skript
Heróis Pulp, da editora Skript, no Formiga na Tela!
Notebook Gamer – Como encontrar o ideal para você!
Franquias no Cinema - FormigaCast
Franquias no Cinema e além na pauta do FormigaCast!
The Elder Scroll – A história da maior franquia já vista!