Home > Games > Board / RPG > Entrevista com Marcos Mayora, designer do board game Pablo!

Entrevista com Marcos Mayora, designer do board game Pablo!

Olá a todos! Tivemos a oportunidade de ter uma breve, porém genial, entrevista com Marcos Mayora, o designer do novo jogo de tabuleiro prestes a sair com o selo da Funbox Jogos: Pablo. Confiram abaixo!

14018122_10157297223820710_643418377_n
O que vem por aí!

Formiga Elétrica: Marcos, eu queria começar  pedindo para você falar um pouco sobre você, sobre o teu background com jogos de tabuleiro.

Marcos Mayora: Eu sempre gostei muito de jogos, quando eu era pequeno era muito fã de War, jogo da vida, banco imobiliário, cilada… Na adolescência isso se transferiu para card games como Magic e aí com o boom do PlayStation ninguém jogava mais nada off-line. Há uns 4 anos, no aniversário de um amigo, ele tinha acabado de receber a encomenda de um jogo chamado Ultimate Werewolf. Foi a brecha que se abriu para toda aquela paixão pelo analógico voltar. Nessa época passamos uns seis meses nos reunindo na casa dele para virar noites jogando. Com o tempo, ele foi comprando mais e mais jogos e fomos ficando obsecrados por aquilo. Durante todas essas jogatinas nunca me importei muito em vencer ou coisa assim, o que me chamava atenção mesmo era a interação entre as pessoas e como um conjunto de mecânicas conseguia emular a criação de uma aldeia, a exploração espacial ou o desenvolvimento de um formigueiro. Dai, passei a usar meu tempo livre para estudar essas mecânicas, mistura-las e adapta-las para criar algo novo e isso me diverte muito.

FE: Entendi. Realmente, essa proximidade que os jogos de tabuleiro proporcionam são bem diferentes da experiência online. Pablo é o teu primeiro projeto a alcançar ir para a esfera comercial. Como foi o processo de criação e refinamento do jogo?

MM: Meu verdadeiro amor são os euros mas eu realmente acho incríveis os jogos que conseguem fazer muito com pouco, e isso foi aplicado no Pablo. É um jogo simplíssimo em suas regras mas que gera uma diversão e rejogabilidade sem fim, tudo depende da sua criatividade e raciocínio rápido.
Ele surgiu simples assim, do dia pra noite. Durante a volta pra casa conversando com minha namorada falei que ia criar um jogo para aproveitar a mania dela de começar a cantar músicas com as palavras que eu estava demorando demais para completar as frases (deu para entender?).
Passei aquela madrugada toda trabalhando em um conjunto de regras e no dia seguinte já havia rabiscado o protótipo a mão em folhas de ofício e estava levando pra Balboa’s Luderia para tratar com amigos. Entre o meu grupo e amigos desses meus amigos o jogo virou febre e jogávamos todo final de semana onde fui refinando o conjunto de regras até chegar na versão final e buscar testes com a comunidade do BoardGame Brasil.

Algumas cartas de Pablo!

Algumas cartas de Pablo!

FE: Uau que súbito! Sobre esse teu primogênito, sabemos que é um party game que envolve conhecimento musical, muita interação entre os jogadores e tem uma arte belíssima. Pra que tipo de jogador você recomendaria Pablo?

MM: Todos. É um jogo para se divertir então se você está entre mais de 4 amigos, jogue Pablo. Já vi gente redescobrindo musicas que não lembrava que existiam e roqueiro que na hora do vamos ver só sabe cantar pagode dos anos 90. É realmente um teste pesado de memória e raciocínio se você quiser uma pontuação grande é uma dose de diversão gigantesca ao cantar junto com seus amigos.

FE: Sensacional! Portanto, Pablo deve ser lançado muito em breve pela Funbox Jogos e certamente será um sucesso nas muitas mesas que têm a descontração como objetivo. Esperamos ansiosamente! Há algum outro projeto em fase embrionária? Algo que você gostaria usar para instigar os mais ansiosos? Claro, sem muito spoiler!

MM: Heueheu, então, com a conclusão da faculdade no semestre anterior eu precisei congelar alguns projetos. Mas agora voltei a trabalhar com força em um euro que simula a experiência do carnaval, quero brincar com essas coisas que temos dentro de nosso país e que vejo sendo tão bem exploradas pelos estrangeiros em suas regiões. Existe também o Masala que é um jogo bem pequeno mas com bastante dor de cabeça sobre comércio de especiarias na época das viagens às índias, esse falta só adaptar às regras para dois jogadores.

Um pouco do jogo Masala!

Um pouco do jogo Masala!

FE: Hum, ambos soam muito interessantes! Marcos com esse inspirador crescimento no mercado de jogos de tabuleiro no Brasil várias produtoras estão surgindo na praça. O que também se vê por aí são os jogadores querendo fazer um level up, passando de entusiastas para Board Game designers. Você tem alguma sugestão para esse pessoal que quer entrar nesse mundo?

MM: Sugiro que não tenham medo de abrir seus projetos para a comunidade. Foi ela quem deu muita força para o Pablo e é ela quem vai avaliar se o jogo que você acredita ser incrível está realmente agradando os jogadores. Poucas empresas como a FunBox Jogos estão investindo em jogos nacionais mas tenha certeza que se seu jogo cair nas graças do povo ao ser testado já é boa parte do caminho para a publicação. Eu acredito que com um pouquinho de desenvolvimento das gráficas nacionais o Brasil tem muito para virar um polo de board games, somos muito criativos e temos ideias novas todos os dias.

FE: Excelente sentir o teu otimismo em relação ao nosso hobby! Cara, agradeço muito a sua atenção e te desejo sucesso e criatividade para produzir cada vez mais jogos pra gente!

MM: Muito obrigado e obrigado pela oportunidade de me deixar falar dos meus projetos. Que nosso mercado se aqueça cada vez mais e que possamos invadir as lojas de brinquedo assim como adentramos as livrarias. E gostaria de solicitar as pessoas que puderem, apoiarem mais as áreas de playtests em eventos pois precisamos de muitos dados para por um jogo de qualidade no mercado.

Excelente conversa! E finalizo meu turno gastando meus recursos para enfatizar essa atenção aos produtores de eventos para as áreas dedicadas a fazerem playtests de jogos de tabuleiro. É uma excelente ideia para promover novatos, estimular designers em potencial e angariar jogadores para experimentar os jogos e ter um feedback imediato. Só vantagem!

Passo. Tua vez!

Já leu essas?
Encounter Board Game Café é nova opção de lazer em São Paulo
Encounter Board Game Café é a nova opção de lazer em São Paulo!
Sherlock Holmes Consulting Detective – Elementar, meu caro jogador!
Steampunk Rally – A Corrida Maluca dos Inventores!
Entrevista com Lucas Pereira – Autor de Drillit!