Home > Cinema > Sexo explícito em 3D? Esta é a nova experiência do diretor Gaspar Noé!

Sexo explícito em 3D? Esta é a nova experiência do diretor Gaspar Noé!

O polêmico diretor dinamarquês Lars Von Trier, que já chocou o mundo com seus Anticristo e Ninfomaníaca, tem um rival a altura e o nome dele é Gaspar Noé. Ambos adoram causar no Festival anual de Cannes e os participantes do evento apreciam a controvérsia de suas histórias, para o bem ou para o mal.

love

Controversos ou exagerados, é inegável que ambos sabem o que fazem, porém neste ano a vez é de Noé. Ele, que já anunciou uma vez que entre seus 10 filmes favoritos está Saló ou 120 Dias de Sodoma (aí sim!), tem no currículo o excelente e perturbador Irreversível e um ótimo filme chamado Enter the Void, infelizmente não lançado no Brasil. Agora, com seu novo trabalho Love, o primeiro público a vivenciar a experiência deste longa, esteve na última quarta-feira durante sua estréia mundial no Festival de Cannes.

E, como era esperado, lá estavam aqueles que aplaudiram e outros que saíram na metade de sua exibição, pois o filme causou tremedeira em muita gente com as inéditas cenas de sexo explícito em 3D. Isso mesmo! Era questão de tempo para isso acontecer…

Filmado em 3D, o filme traz cenas de sexo reais, muitos closes e cenas de sexo a três, que envolve uma adolescente de 17 anos e uma mulher transexual. Segundo Noé, a ideia de filmar no formato 3D era para que o espectador pudesse ao máximo experimentar as sensações do personagem principal e seu estado melancólico. Ele diz ainda que Love é “um melodrama sexual sobre um menino, uma menina e outra menina que celebra o sexo de maneira alegre”. Dito isso, ficamos mais tranquilos… Ou não.

A intenção do diretor com esta obra ainda é misteriosa, afinal ele tem em sua filmografia obras polêmicas, mas de muita qualidade, e somente entenderemos a finalidade do choque (se é que há!) quando estrear no Brasil. Porém, já sabemos que causou um grande reboliço em Cannes e a tendência é que faça isto no resto do mundo.

A criatividade de Gaspar Noé já foi comprovada, mas o que esperar de Love? Esperamos que, além do choque, a obra tenha consistência e substância. Assim, aguardamos…

Enquanto isso, veja um preview do filme!

Já leu essas?
Choque ou conceito - FormigaCast
Uma discussão sobre choque e conceito no FormigaCast!
Crítica de Parasita
Parasita – Uma casa, duas famílias e muitos gêneros!
Papicha – A forte (e necessária) poesia argelina!
Clímax – O Inferno de Noé!