Escolhido o filme brasileiro na disputa pelo prêmio de filme estrangeiro no Oscar 2015. O eleito foi Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, do diretor estreante Daniel Ribeiro.
Selecionado entre 18 candidatos, saberemos somente em Janeiro do próximo ano se o longa será um dos cinco finalistas para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O filme é um drama que aborda alguns temas polêmicos. Conta a história de Leonardo (Guilherme Lobo), um garoto cego de 15 anos, que procura ser independente. Estudante do ensino médio, se apaixona pelo seu amigo Gabriel (Fabio Audi), ao mesmo tempo em que se interessa pela amiga Giovana.
Veja o trailer:
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=nLlvQ7sbUTY”]
Este filme de Daniel Ribeiro não só despertou a atenção dos críticos brasileiros, como também está fazendo sucesso lá fora. Venceu o prêmio da crítica no Festival de Berlim e deve entrar em circuito comercial nos EUA em novembro deste ano. Segundo o site Filme B, no Brasil, o filme já foi visto por mais de 189 mil pessoas. Para um longa nacional, com desconhecidos do público, é um bom resultado. A produção já deve estar de olho nessa indicação ao Oscar para o faturamento triplicar!
A última vez que um filme nacional disputou o Oscar de Filme Estrangeiro foi em 1999, quando Central do Brasil, de Walter Salles, perdeu a estatueta para A Vida É Bela, do diretor Roberto Benigni. Cidade de Deus teve indicações em 2004, mas não de Filme Estrangeiro.
Vamos então torcer para voltarmos a figurar entre os principais do Oscar Estrangeiro, afinal somos brasileiros, com muito orgulho e com muito amor…