Home > Cinema > Phenomena Festival é um evento imperdível em Paraty e São Paulo!

Phenomena Festival é um evento imperdível em Paraty e São Paulo!

Evento de Cinema Fantástico – Phenomena Festival – agitando Paraty e São Paulo

A turma que curte produções com temática fantástica e terror, especialmente aquelas que a gente precisa garimpar para descobrir, tem um evento bacana já rolando em Paraty, chegando em São Paulo na próxima semana. O Phenomena Festival é um desdobramento do já conhecido cineclube que acontece no CCSP e no MIS. A mostra vai apresentar SP – Crônicas de Uma Cidade Real, de Elder Fraga, cuja nossa visita ao set de filmagem rendeu um vídeo bacana. Claudio Ellovitch, do curta Pray, vai ministrar uma masterclass e dirigiu um segmento no longa Histórias Estranhas, presente na programação do festival. O curioso Mandy, terror psicodélico estrelado por Nicolas Cage, também integra o evento.

Confira abaixo todos os detalhes e a programação!

Phenomena Festival - Cinema Fantástico

Mandy, a produção que mais chama atenção no festival

Primeira edição do Phenonema Festival leva cinema fantástico para Paraty e São Paulo

Realizado de 25/10 a 4/11, festival é uma extensão do cineclube homônimo que promove exibições mensais na capital paulista

O cineclube Cine Phenomena realiza a partir de 25 de outubro a primeira edição do Phenonema Festival, uma mostra competitivade curtas e longas nacionais e estrangeirosde fantasia, sci-fi e horror. Serão oito dias de programação, sendo a primeira parte (25 a 28/10) apresentada no Cinema da Praça, em Paraty (RJ), e a segunda parte (1º a 4/11) exibida no Centro Cultural São Paulo, no Museu da Imagem e do Som e no Spcine da Cidade Tiradentes (SP).

A ideia do festival é dar visibilidade a filmes do gênero fantástico, mostrando novas obras capazes de expandir a realidade. A proposta é ampliar o trabalho realizado desde 2014 no Cine Phenomena, cineclube independente com maior visibilidade e público da capital paulista.

Serão exibidos 80 filmes, sendo 20 longas e 60 curtas. Entre as estreias internacionais está o esperado “Mandy“, novo longa do diretor Panos Cosmatos que causou furor nas redes sociais por conter Nicolas Cage com uma serra elétrica numa batalha contra forças das trevas. Outro destaque é “Cam“, mais recente hit da Blumhouse (da franquia “Atividade Paranormal” e o vencedor do Oscar “Corra!”). Trata-se de um thriller psicológico sobre perda de identidade, descrito pela revista IndieWirecomo um “horror Lynchiano sobre uma camgirl em crise”.

Já entre os curtas, divididos em blocos temáticos, vale ficar de olho em produções como “LaboratoryConditions”. Primeiro curta da realizadora Jocelyn Stama, a ficção científica com pedigree hollywoodiano conta com Marisa Tomei no elenco. Na trama, um grupo de médicos e cientistas buscam encontrar evidências da existência da alma e quais asconsequências disso. Também integra a seleção a ópera-rock “O Bosque dos Sonâmbulos“, do jovem realizador Matheus Marchetti. Essa fábula sombria é um delicado romance gay adolescente estilizado como um terror gótico de Mario Bava.

As sessões são gratuitas e os ingressos (até dois por pessoa) podem ser retirados uma hora antes de cada exibição.

PREMIAÇÃO
O Phenonema Festival irá premiar as categorias Melhor longa (R$ 2000,00), Melhor curta (R$ 1000,00), Melhor curta nacional, Melhor curta de animação, Melhor longa escolhido pela audiência (todos receberão o PhenomenaAward). Os vencedores serão selecionados por uma comissão e anunciados em uma sessão especial.

SOBRE O CINE PHENOMENA

Desde 2014, o cineclube dirigido por Cauê Castelo promove exibições mensais de cinema fantástico e suas vertentes. Já foram realizadas mais de cem exibições em espaços culturais renomados da cidade de São Paulo, como o Centro Cultural São Paulo, o MIS e o Mirante 9 de Julho.

 

PROGRAMAÇÃO

CINEMA DA PRAÇA | PARATY

25/10 (Quinta-feira)

16h – The Riseand Fall of the Brown Buffallo, de Phillip Rodriguez –
EUA (2017)

Documentário sobre a vida do radical advogado mexicano, autor e ícone contra cultural, Oscar Zeta Acosta. O filme é produzido pelo ator Benicio Del Toro, vencedor do Oscar. Del Toro interpretou Acosta no filme cult de 1998 “FearandLoathing in Las Vegas”, contracenando com Johnny Depp.

18h – Curtas – Bloco Queridos Monstros
Serão exibidosHybrids”, “Atomic Spot“, “Mar de Monstro”, “Deer Boy“, “A BlankControl”, “Caducca“, “The Accordion Girl” e “Mãe de Monstros”.

20h – Agadah, de Alberto Rondalli – Itália (2017)

Um conde hierático se senta em sua mansão terminando seus escritos. Alphonse, um jovem oficial de Waloon, passa pela Murgia para chegar ao seu regimento em Nápoles, mas se vê misteriosamente detido em uma pousada na companhia de ladrões, cabalistas, belas mulheres e ciganos, cujas histórias ele registra em dez dias. O filme traz uma série de histórias dentro de histórias, que, como Decameron e As Mil e Uma Noites, proporcionam entretenimento em uma escala épica. O destino dos dois homens são entrelaçados, tornando difícil saber quem é real entre os dois e quem pertence à mente do outro.

26/10 (Sexta-feira)

16h – Madam Yenkelova’s Fine Literature Club, de Guilhad Emilio Schenker – Israel (2017)
Um clube de mulheresdedicadoao simples prazer de seduzirhomens e matá-los. O representanteisraelitanofestival é um coloridodrama de humornegrocomcharme de Jean PierreJeunet. É umadeliciosa e mórbidasátirasobrerelaçõesamorosas e o papel da mulher na sociedade.

18h – Curtas– Bloco Ficção e Distopias 

Serão exibidos “17 Minutes”, “iRony”, “Exit Strategy”, “Laboratory Conditions”, “Relax”, “It’s Probably Just A Parasite”, “Attack of the Cyber Octopusses”, “Trauma Industries” e “11010”.

 

20h – La Place’sDemon, de Giordano Giulivi – Itália (2017)

Um copo em queda livre. Alguma vez você já pensou se é possível calcular em quantas peças ele pode se quebrar? Depois de inúmeras experiências, uma equipe de pesquisadores consegue fazer exatamente essa tarefa aparentemente impossível. Na sua première mundial, o longa conquistou o prêmio de filme Mais Inovador no festival Fantasia, em Montreal (Canadá).

27/10 (Sábado)

16h – Hostile – França (2017)
Juliette, a única sobrevivente de uma era apocalíptica, luta para sobreviver a fome, a sede, uma perna quebrada, e estranhas criaturas que surgem ao anoitecer. Alternando entre memórias de um passado conturbado e seu presente distópico, o filme quebra as expectativas de um filme pós-apocalíptico, menos um filme de zumbi e mais um retrato melancólico de uma mulher cercada pela Morte em suas diversas formas (alegóricas e literais). Um suspense eletrizante em seus momentos de ação, mas simultaneamente contemplativo e comovente.

18h – Curtas Bloco: No País das Maravilhas 

Serão exibidos “The Colour Thief”, “Garden of the Sleepwalkers”, “Laugh Lines”, “Last Tree Standing”, “ZUL”, “Black Spirit” e “Delectable You”.

 

20h – November, de Rainer Servet – Estônia (2017)
Uma fábula sombria, ambientada em um pequeno vilarejo na Estonia do século 19 (assombrada por espíritos, lobisomens, demônios, e pela praga) onde se desenvolve um triângulo amoroso entre a jovem camponesa Liina, seu amado Hans, e uma excêntrica Baronesa que conquista o coração do garoto.

 

28/10 (Domingo)

16h – Curtas – Bloco Quem Tem Medo do Bicho Papão?
Serão exibidos “Dark Wake”, “Babysitter Wanted”, “Bathroom Troll”, “Scaramouche Scaramouche”, “The Day Mother Became a Monster”, “No One Will Ever Believe You” e “A Doll Distorted”.

18h – Mata Negra, de Rodrigo Aragão – Brasil (2018)
Nas profundezas de uma floresta em algum canto remoto do Brasil, a descoberta de um misterioso livro de feitiçaria pelas mãos de uma pobre garotinha, desencadeia uma série de violentos eventos sobrenaturais, conforme ela passa por uma sangrenta jornada rumo ao desconhecido.

20h – Cam, de Daniel Goldhaber (Blumhouse) – EUA (2018)
Alice é uma ambiciosa e sexy camgirl que um dia descobre que está perdendo seus seguidores para uma réplica exata dela mesma. Como se isso já não fosse assustador o bastante, esta cópia começa a ultrapassar os limites da identidade online de Alice, e o controle que Alice tem sobre sua vida, e todos os homens nela, desaparece. Em sua primeira estréia mundial, o filme já foi para a seleção oficial do Fantasia Film Festival, em Montreal (Canadá), e é estrelado por Madeline Brewer, de “The Handmaid’s Tale”.

Phenomena Festival - Cinema Fantástico

As Núpcias de Drácula, de Matheus Marchetti.

CCSP | SÃO PAULO

1º/11 (Quinta-feira)

16h – MataNegra, de Rodrigo Aragão – Brasil (2018)  | Sala II – (Lima Barreto)
Nas profundezas de uma floresta em algum canto remoto do Brasil, a descoberta de um misterioso livro de feitiçaria pelas mãos de uma pobre garotinha, desencadeia uma série de violentos eventos sobrenaturais, conforme ela passa por uma sangrenta jornada rumo ao desconhecido.

17h – Crisis Jung, de Baptiste Gauberte e Jérémie Périn (França, 2018)  | Sala I – (Paulo Emílio)
Conheça um mundo assolado por explosões de violência, um mundo sem amor. Jung, nosso herói de coração partido, continua sua missão: se reencontrar com Maria, seu amor perdido, brutalmente decapitada por Pequeno Jesus. Ele conta com o apoio de aliados que conhece no caminho, encontros que levam à um entendimento dos outros, e também de si próprio. Ele também tem de lidar com seus surtos de violência pessoais, um maldição incontrolável que nasce de sua alma assassina. Uma série de animação em 10 capítulos, “Crisis Jung” é um projeto do estúdio francês independente Bobbypills (especializado em animações irreverentes e bizarras para um público adulto), criado pelo animadores Baptiste Gaubert e JérémiePérin, com episódios dirigidos por Gaubert e JérémieHoarau (que também assina o roteiro com os outros criadores e Laurent Sarfati).

18h – La Place’s Demon, de Giordano Giulivi – Itália (2017) | Sala II – (Lima Barreto)
Um copo em queda livre. Alguma vez você já pensou se é possível calcular em quantas peças ele pode se quebrar? Depois de inúmeras experiências, uma equipe de pesquisadores consegue fazer exatamente essa tarefa aparentemente impossível. Na sua première mundial, o longa conquistou o prêmio de filme Mais Inovador no festival Fantasia, em Montreal (Canadá).

20h – Hagazussa: A Heathen’s Curse, de Lukas Feigelfeld – Alemanha (2017)  |Sala II – (Lima Barreto)
Um sombrio e atmosférico conto de superstição e loucura, ambientado nas paisagens bucólicas dos Alpes austríacos, em meados do século 15. Duas gerações de mãe e filha moram em um pequeno chalé nas montanhas. Tentando sobreviver em meio a sua rudimentar qualidade de vida, ao ódio de seus vizinhos que as condenam por bruxaria e uma maligna anciã que as cerca, elas mergulham em um profundo abismo de morte e magia.

2/11 (Sexta-feira)

16h – Visions of Suffering Director’s Cut, de Andrey Iskanov – Rússia (2016) | Sala II – (Lima Barreto)
Depois de perder sua namorada por causa de sua obsessão por necrofilia, morte e decomposição de corpos humanos, Sasha cai em desespero. Ele sofre terríveis pesadelos onde está vagando por uma floresta de um outro mundo, cheia de neblina e criaturas estranhas. O sonho e a realidade se misturam quando ele encontra um xamã demoníaco e um misterioso reparador de telefone encontra sua linha defeituosa no meio da noite.

17h – Curtas – BlocoSangue e Fúria| Sala I – (Paulo Emílio)
Serãoexibidos “Fry Day”, “Le Otto Dita Della Morte”, “Highway”, “Coyote”, “And the Devil Laughs With Me”, “The Station”, “Young Blood”, “Devil Woman” e “Beastly Things”. 

18h – EderleziRising, de LazarBodroza – Sérvia (2018) | Sala II – (Lima Barreto)
Em um futuro distópico socialista, o astronauta Milutin é designado a um longo voo para entregar uma ideologia a uma colônia. Ele terá a companhia de Nimani, uma andróide, e a essência do amor e da emoção entre os dois testará os limites da natureza humana.

20h – As Núpcias de Drácula, de Matheus Marchetti – Brasil (2018) | Sala II – (Lima Barreto)
Um homem preso numa cela de vidro, atormentado por visões de figuras encapuzadas, e memórias de uma estranha viagem para um castelo na Transilvânia. Uma noiva fantasmagórica marcha até o altar para um cerimônia grotesca. Uma garota sonâmbula que vai toda noite ao encontro de um Conde misterioso, oferecendo seu sangue. “As Núpcias de Drácula” é uma releitura experimental do romance clássico de BramStoker, feita praticamente sem recursos e sem orçamento, recontando alguns dos momentos mais icônicos da literatura gótica por uma perspectiva LGBT+.

3/11 (Sábado)

16h – Knuckleball, de Michael Peterson – Canadá (2018) | Sala II – (Lima Barreto)
Henry, um garoto de 12 anos, passará a noite com seu avô numa fazenda enquanto seus pais vão a um funeral. Seu avô morre inesperadamente e Henry tem de enfrentar uma madrugada de horror até seus pais retornarem. Em uma desesperada batalha pela sobrevivência, ele aos poucos percebe uma estranha conexão entre sua família e o assassino à porta.

17h – GodInsideMyEar, de Joe Badon  – EUA (2017) | Sala I – (Paulo Emílio)
A vida de Elizia muda completamente quando seu namorado termina com ela para fazer parte de algum tipo de culto religioso. O término peculiar e repentino revela um mundo de conspirações, vozes estranhas e visões horripilantes.

18h – SP: Crônicas de uma Cidade Real, de Elder Fraga – Brasil (2018) | Sala II – (Lima Barreto)
Quando histórias baseadas em elementos verídicos se misturam à ficção, é difícil saber qual é qual. O filme é uma coleção de cinco histórias: O resgate de um policial, a punição de um assassino, um sádico que estuda o limite entre o belo e o grotesco, a busca pela memória perdida e a descoberta de que a justiça e a lei podem ser coisas diferentes.

20h – Histórias Estranhas – Brasil (2017) | Sala II – (Lima Barreto)
É um almanaque do fantástico nacional que reúne oito contos macabros regidos pelos mais variados cineastas brasileiros do gênero. Há casos como uma gravidez gerada através de um pacto satânico e um encontro com três bruxas anciãs.

4/11 (Domingo)

16h – Curtas – Bloco Filhas de Lillith | Sala II – (Lima Barreto)
Serão exibidos “A/S/L”, “Catcalls”, “PAN”, “The Sermon”, “Milk”, “Latched”, “Petite Avarie” e “Granny”.

17h – Luz, de Tilman Singer – Alemanha (2018) | Sala I – (Paulo Emílio)
Numa noite chuvosa, Luz, uma jovem taxista entorpecida, dirige-se para a iluminada entrada de uma estação de polícia. Por outro lado, Nora seduz o Dr. Rossini, psiquiatra da polícia. Nora está possuída por uma entidade demoníaca, que procura a mulher que ama: Luz.

18h – FP2: Beats ofRage, de Jason Trost  – EUA (2018) | Sala II – (Lima Barreto)
Uma continuação para a comédia de ação “The FP” (lançada em 2011), o realizador JasonTrost retoma a jornada do seu herói JRTO, navegando por uma paisagem pós-apocalíptica onde gangues rivais batalham até a morte no jogo de Beat BeatRevolution (um vídeo game de dança) pelo controle de FrazierPark.

20h – Cam, de Daniel Goldhaber – EUA (2018) | Sala II – (Lima Barreto)
Alice é uma ambiciosa e sexy camgirl que um dia descobre que está perdendo seus seguidores para uma réplica exata dela mesma. Como se isso já não fosse assustador o bastante, esta cópia começa a ultrapassar os limites da identidade online de Alice, e o controle que Alice tem sobre sua vida, e todos os homens nela, desaparece. Em sua primeira estréia mundial, o filme já foi para a seleção oficial do Fantasia Film Festival, em Montreal (Canadá), e é estrelado por MadelineBrewer, de “TheHandmaid’s Tale”.

 

MIS | SÃO PAULO

2/11 (Sexta-feira)

14h30 – The RiseandFallofthe Brown Buffallo, de Phillip Rodriguez –
EUA (2017)

Documentário sobre a vida do radical advogado mexicano, autor e ícone contra cultural, Oscar Zeta Acosta. O filme é produzido pelo ator Benicio Del Toro, vencedor do Oscar. Del Toro interpretou Acosta no filme cult de 1998 “FearandLoathing in Las Vegas”, contracenando com Johnny Depp.

16h – The Ranger, de JennWexler – EUA (2018)
Jovens punks fugindo dos policiais se escondem na floresta e enfrentam a verdadeira autoridade local – um guarda do parque completamente desequilibrado com um machado pronto para atacar.

17h30 –November, de Rainer Servet – Estônia (2017)
Uma fábula sombria, ambientada em um pequeno vilarejo na Estonia do século 19 (assombrada por espíritos, lobisomens, demônios, e pela praga) onde se desenvolve um triângulo amoroso entre a jovem camponesa Liina, seu amado Hans, e uma excêntrica Baronesa que conquista o coração do garoto.

19h45 – Mandy, de Panos Cosmatos ​e Aaron Stewart-Ahn – Bélgica/EUA (2018)
Em 1983, Red Miller (Nicolas Cage) é um lenhador que vive numa cabana isolada na floresta. Sua namorada artista Mandy passa seus dias lendo livros de fantasia. Então, um dia, ela chama a atenção de um líder de culto insano, que conjura um grupo de demônios motorizados para sequestrá-la. Red, armado com uma motosserra e outras armas, faz de tudo para recuperá-la, deixando uma pilha sangrenta e brutal de corpos em seu rastro.

SPCINE CIDADE TIRADENTES | SÃO PAULO

2/11 (Sexta-feira)

16hs  Curtas Bloco: Risos no Escuro
Serãoexibidos “We Summoned A Demon”, “Stay”, “Dead Teenager Séance”, “Alfred J Hemlock”, “Protection Plan Full Moon”, “Marta”, “A Loft in Paradise” e “My Monster”.

18h – Framed, de Marc Martínez Jordán – Espanha (2017)
Na festa de despedida de Alex com seus amigos, três bizarros invasores os sequestram com o único objetivo de criar jogos mortais, enquanto transmitem em tempo real, transformando toda essa tortura insana em um show viral.

20h – FP2: Beats ofRage, de Jason Trost  – EUA (2018)
Uma continuação para a comédia de ação “The FP” (lançada em 2011), o realizador JasonTrost retoma a jornada do seu herói JRTO, navegando por uma paisagem pós-apocalíptica onde gangues rivais batalham até a morte no jogo de Beat BeatRevolution (um vídeo game de dança) pelo controle de FrazierPark.

3/11 (Sábado)

16h – Curtas – Bloco Visões do Inferno
Serão exibidos “Departure”, “HelloRain”, “I AmtheDoorway”, “Framed”, “Lazaru’sResurrection”, “Limbo” e “The Noise ofthe light”.

18h – Sequence Break, de Graham Skipper – EUA (2017)
Oz, um recluso técnico de videogames, começa a experimentar estranhas mutações biomecânicas e alucinações à la Cronenberg quando surge uma nova e misteriosa máquina de fliperama em sua loja. Um romance de ficção científica surreal surge quando uma bela jovem e estranhas forças metafísicas ameaçam sua realidade.

20h – Histórias Estranhas – Brasil (2017)
É um almanaque do fantástico nacional que reúne oito contos macabros regidos pelos mais variados cineastas brasileiros do gênero. Há casos como uma gravidez gerada através de um pacto satânico e um encontro com três bruxas anciãs.

 

AÇÃO PEDAGÓGICA

ESTÚDIO SANTA CECÍLIA | R. Vitorino Carmilo, 361 – Barra Funda (SP)

31/10 (Quarta-feira)

18h – Procesos Criativos de Outros Mundos, com Claudio Ellovitch
Neste masterclass serão discutidos os Estados Não-Ordinários de Consciência (ENOC) e as experiências Extáticas (Gnose) como técnicas criativas; a interpretação e a construção de símbolos que nos possibilitam traduzir essas experiências; e a importância da aplicação do método científico e da disciplina de trabalho para tratar de conceitos tão mal interpretados na nossa sociedade.

Carga horária: 5 horas (mais 1 intervalo de 30 minutos).
Público alvo: Estão convidados a participar artistas e aspirantes a artistas em qualquer campo das artes que busquem fazer trabalhos inspirados em ideias pouco convencionais e com possibilidades transformadoras da consciência. Maiores de 18 anos.
Inscrições: https://goo.gl/aWmZo4. 20 vagas.
Investimento: R$ 100

Sobre o palestrante:
Claudio Ellovitch se dedica a trabalhos autorais em cinema live-action, animação e quadrinhos voltados para a expansão da consciência desde 2006. Seus filmes se destacaram em importantes festivais internacionais, sendo que “Pray” (2014) foi o grande vencedor do #VOFF3 (promovido pelo canal Viewster), festival no qual concorreram mais de 500 filmes de 60 países e que teve como júri: UdoKier, Ted Hope, Timo Vuorensola e Nora Tschirner. Foi indicado ao prêmio HQ Mix de Melhor Roteirista Nacional pela graphic novel “THTRU”. Escreveu, dirigiu e editou o segmento “Os Enamorados” do longa metragem “Histórias Estranhas” que reúne alguns dos mais conceituados realizadores do cinema independente de gênero no Brasil. Atualmente está em pré-produção de seu primeiro longa-metragem.

 

SERVIÇO
Phenonema Festival
Quando: de 25/10 a 4/11
Onde: Cinema da Praça – Paraty (RJ) | R. Mal. Deodoro, 3, CentroHistórico.
CCSP – São Paulo (SP) | R. Vergueiro, 1.000, Paraíso.
MIS – São Paulo (SP) | Av. Europa, 158, Jardim Europa.
Spcine Cidade Tiradentes – São Paulo (SP) | R. Inácio Monteiro, 6900, Conj. Hab. Sitio Conceição.
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: www.phenomenafest.com

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Mariana Marinho
11 98249-3694
[email protected]

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!