Akira Kurosawa e sua visão para um conto de Edgar Allan Poe
Que tal essa? Como ficaria a adaptação de um conto de Edgar Allan Poe comandada Akira Kurosawa? Mais um grande projeto não realizado que estimula a imaginação de qualquer cinéfilo, que agora parece prestes a ser ressuscitado. O roteiro de A Máscara da Morte Negra, desenvolvido a partir da obra de Poe, A Máscara da Morte Rubra (The Masque of the Red Death), ambientava-se na Rússia do século XX e levava a história um pouco mais além. O mestre japonês não teve tempo de levar adiante essa produção, falecendo em 1998.
Bem, caso você não se lembre ou não conheça o conto em questão, que envolve uma praga letal e a Morte em pessoa chegando para o jantar, lá vai uma leitura da obra:
Segundo o Indiewire, o veículo chinês Global Times anunciou que o roteiro de Kurosawa para o conto de Edgar Allan Poe será produzido pelos estúdios chineses Huayi Brothers e CKF Pictures, com previsão de chegar ás telas em 2020. Esta é, sem dúvida, uma situação bastante parecida com A.I, projeto de Stanley Kubrick que acabou filmado por Steven Spielberg*. Independente da qualidade do produto final, é certo que muita gente vai pensar como teria sido realmente nas mãos do realizador original.
*(Falando em produções que não foram adiante, ouça também nosso podcast sobre filmes de super-heróis não realizados)
Se a equipe da produção chinesa seguirá de perto a visão de Akira Kurosawa, não sabemos, mas não deixa de ser algo a se conferir. A Máscara da Morte Rubra já foi ao cinema em duas produções de Roger Corman. A primeira em 1964, com Vincent Price, em um filme batizado por aqui como Orgia da Morte. Em 1989, Máscara Mortal trouxe o Highlander da TV, Adrian Paul. Trailers abaixo.
Confira!