Home > Cinema > John Carpenter vence processo por plágio!

John Carpenter vence processo por plágio!

Se você já viu a aventura de ficção científica Sequestro no Espaço (Lockout), filme de 2012 com Guy Pearce no papel principal, que conta com Luc Besson na produção e entre os roteiristas, talvez tenha percebido que ele tem coisas em comum com Fuga de Nova York (Escape From New York), dirigido por John Carpenter em 1981. Na verdade, para Carpenter, não deve ter sido muito agradável perceber essas semelhanças, já que ele entrou com um processo por plágio contra a EuropaCorp, Luc Besson e os diretores Stephen St. Leger e James Mather (também roteiristas do filme), com a corte francesa decidindo que os réus realmente utilizaram conceitos da trama do filme de 1981.

John Carpenter - Lockout

A EuropaCorp foi sentenciada a pagar 50.000 euros aos proprietários dos direitos, 20.000 para Carpenter e 10.000 para Nick Castle, co roteirista de Fuga de Nova York.

Segundo o Observatoire européen de l’audiovisuel, a observação da corte é que existem diferenças estéticas pelas épocas das produções, porém foi salientado que ambos os filmes apresentam um herói atlético, rebelde e cínico, sentenciado ao encarceramento – apesar do passado heroico – que recebe uma chance de liberdade se conseguir libertar o Presidente dos EUA, ou sua filha, em situação de refém. Após voar em um planador/nave espacial e infiltrar-se, encontra um ex-associado que acaba morrendo, a missão chega a níveis extremos e, ao final, ele mantém consigo os documentos secretos recuperados.

Resumindo, a mudança de ambientação não é o bastante para diferenciar os dois filmes. A decisão foi correta? Boa pergunta, mas é surpreendente que a corte tenha sido favorável a John Carpenter.

(Curte Fuga de Nova York? Dá uma olhada AQUI)

Já leu essas?
Á Beira da Loucura - John Carpenter - Formiga na tela
À Beira da Loucura, de John Carpenter, no Formiga na Tela!
Resenha de Olympia
Olympia – Como os bons e velhos filmes de ação!
Resenha do livro O Enigma de Outro Mundo, da editora Diário Macabro
O Enigma de Outro Mundo – A obra por trás do filme!
Memory: The Origins of Alien
Memory: The Origins of Alien – No Espaço, sua genialidade pode ser ouvida!