E o filme ucraniano The Tribe (Plemya) está dando o que falar. Já premiado em Cannes, o filme é forte, chocante, extremamente violento e conta somente com atores jovens surdos e mudos, sem um diálogo sequer durante todo seu tempo. Todos os atores do filme, inclusive, são surdos-mudos de verdade.
Praticamente todo ano, a seleção oficial de Cannes tenta incluir pelo menos um filme-choque que gere muita discussão. Irreversível de Gaspar Noé em 2002 e Anticristo de Lars Von Trier em 2009, são ótimos exemplos neste sentido. Agora é a vez do choque vir com este ucraniano The Tribe (Plemya) dirigido por Miroslav Slaboshpitsky (um nome tranquilo de memorizar).
A sinopse é a seguinte: Um rapaz chamado Sergey entra em uma escola especializada para surdos-mudos e percebe que será alvo de bullying, se não se enturmar com os mais fortes. Aproxima deles e descobre que esses novos colegas fazem parte de uma rede de crimes e prostituição – A Tribo. O problema é que Sergey se apaixona por Anna, namorada do chefe da gangue, e desperta a fúria de todos, e aí começa uma espiral de violência extrema.
Esperamos que não seja um daqueles filmes de choque por choque, com o único objetivo de aparecer somente por isso. Porém, não dá para negar que a ideia do filme é interessante e diferente. Então vamos aguardar.
Veja o trailer abaixo: