Uma boa notícia aconteceu neste final de semana. Fechado há três anos por problemas financeiros, o tradicional Cine Belas Artes vai ser reaberto com apoio da Caixa Econômica Federal até maio deste ano.
Este cinema foi inaugurado em 1943 com o nome de Cine Ritz. Cinco anos depois, em 1948, passou a ser chamado de Cine Trianon. No ano de 1967, o local foi batizado de Cine Belas Artes, como ficou conhecido até ser fechado recentemente.
“A prefeitura e a Secretaria da Cultura estavam muito interessados na reabertura e conseguiram abrir as portas da Caixa Econômica Federal, que vai patrocinar”, afirma André Sturm, diretor-executivo do MIS (Museu da Imagem e Som) e administrador do cinema.
Uma curiosidade: O campeão em tempo de exibição no Belas Artes, Medos Privados em Lugares Públicos, ficou mais de três anos em cartaz!
Não se pode negar a importância deste retorno, não só pela história deste cinema e pela dedicação a uma programação menos comercial, mas pelo fato de que muitos cinemas de rua perderam seu espaço e fecharam ao longo dos últimos anos. A competição com as grandes redes é claramente desigual.