A criação do Projeto de Lei que deu início a agência SP Cine, sancionado pela prefeitura, e o retorno já programado de um cinema de rua tradicional de São Paulo, o Cine Belas Artes, mostram que os investimentos em cultura não estão ficando somente no papel.
Segundo o site Uol, em entrevista com o secretário adjunto da Cultura Alfredo Manevy, a agência SP Cine começará a operar efetivamente em Abril deste ano, mas já vem se movimentando bem.
Em termos práticos, segundo o próprio secretário, a nova agência será um centro articulador de cinema que ajudará na produção, exibição, distribuição e criação de circuitos. Já de início, a intenção é reativar cinemas de rua, como está acontecendo com o Belas Artes, e reativar outros.
Segundo Manevy, o próximo será o Cine Art Palácio que fechou as portas em 2012. Situado no Centro, iniciou suas atividades em 1943, mas nos últimos anos somente exibia filmes pornográficos. Claro exemplo, e não o único, da decadência dos cinemas do centro de São Paulo e cinemas de rua em geral.
Em números, a SP Cine deve investir o dobro em 2014, comparado aos investimentos do Estado nos anos anteriores.
Com estas boas novas neste começo de 2014, esperamos que a prefeitura mantenha estas ações e continue investindo em cultura, área básica e importante na formação de qualquer cidadão. E quem sabe outros cinemas tradicionais, como o Gemini e Lumiere, também tenham uma nova chance em breve…
Importante: o site Formiga Elétrica é apartidário e somente está trazendo informações que irão beneficiar o povo paulistano.