Home > Cinema > Conferimos uma prévia de 40 minutos de ÊXODO – DEUSES E REIS!

Conferimos uma prévia de 40 minutos de ÊXODO – DEUSES E REIS!

FOX_EXODO_PosterTeaser1_64x94

Numa prévia de mais ou menos quarenta minutos do filme Êxodo – Deuses e Reis, realizada pela FOX, pudemos ter nossas primeiras impressões do novo épico dirigido por Ridley Scott. Apresentada de forma simpática pelo próprio diretor, numa série de oito clipes, ele nos conduz por vários momentos da história do filme, que conta como Moisés (Christian Bale) enfrentou o Faraó Ramses (Joel Edgerton) e libertou o povo hebreu da escravidão, liderando-o na fuga do Egito.

Ridley Scott

Ridley Scott

A prévia deixa claro que a história se concentra nessa dinâmica entre Moisés e Ramses, que foram criados como irmãos, até que a inveja e o medo de Ramses o leva a banir Moisés. Este acaba descobrindo seu passado e suas raízes e recebe de Deus a missão de libertar seu povo, o que causará diversos embates com o Faraó, fazendo com que passem de irmãos a grandes inimigos. Bale e Edgerton parecem muito bem em seus papéis e o elenco ainda conta com uma série de atores do primeiro time, como Sigourney Weaver, Ben Kingsley, Aaron Paul, John Turturro e Ben Mendelsohn.

Scott dirige Christian Bale

Scott dirige Christian Bale!

Já deu para perceber que o filme será um épico de proporções literalmente bíblicas. Cenários grandiosos, efeitos especiais de primeira, batalhas espetaculares. E além disso serão abordados temas importantes e complexos, como poder, religião, família, liberdade, amor, tudo embalado numa produção gigantesca, que ainda mostrará as dez pragas do Egito, a travessia do deserto e a passagem pelo Mar Vermelho. Talvez essa seja minha única preocupação sobre o filme. Ele parece extremamente ambicioso, tendo que contar, mostrar e discutir muita coisa num filme só, o que exigirá uma narrativa muito hábil e bem amarrada.

Joel Edgerton como Ramses!

Joel Edgerton como Ramses!

Ridley Scott faz questão de deixar sempre claro que o filme ainda não está finalizado, que ainda vai passar por tratamentos de imagem e aperfeiçoamento dos efeitos digitais. Porém, o que nos foi apresentado já está extremamente bonito, com uma produção grandiosa e caprichada, como é de costume nos filmes do diretor, que já nos presenteou com clássicos como Alien – O Oitavo Passageiro, Blade Runner e Gladiador. Aliás, a fotografia do novo filme em vários momentos nos remete diretamente à fotografia do épico estrelado por Russel Crowe, utilizando inclusive planos bem parecidos. Não é apenas no visual que os dois filmes guardam semelhanças, pois existem cenas parecidas e alguns temas retornam, como o líder relutante que tem de se erguer contra um império, o imperador cruel e megalomaníaco, a luta pela liberdade e a importância da família. Provavelmente alguns vão reclamar e dizer que o diretor está se repetindo. Eu, honestamente, espero que as semelhanças não parem por aí. Se Êxodo tiver o mesmo ritmo, emoção e o carisma do protagonista, está fadado a ser um novo clássico. Afinal, a produção e o visual já estão espetaculares. E nas palavras do próprio diretor, ao falar uma vez sobre usar coisas de seus filmes anteriores, ele diz que se é pra roubar, que seja dele mesmo. Portanto, que venha outro Gladiador!

Irmãos adotivos!

Irmãos adotivos!

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=jexNaaN6v04″]

Já leu essas?
The Plot Against America - HBO
The Plot Against America na pauta do Formiga na Tela!
Pessimismo Cósmico - Formiga na Tela
O Pessimismo Cósmico na pauta do Formiga na Tela!
Memory: The Origins of Alien
Memory: The Origins of Alien – No Espaço, sua genialidade pode ser ouvida!
Crítica de Ford Vs. Ferrari
Ford Vs. Ferrari: Sem Pressa pra acabar!