A adaptação para o cinema da HQ que catapultou Neil Gaiman ao estrelato, Sandman, já estava há algum tempo sem novidades. Ano passado, Neil Gaiman elogiou as ideias de Joseph Gordon-Levitt, que deve atuar e dirigir o filme, mas ainda não existe nada oficial, embora o próprio protagonista da produção diga que não há razão para os fãs se preocuparem.
Em uma entrevista para a MTV, Gordon-Levitt falou das dificuldades da adaptação, já que não há começo, meio ou final definidos, mas vários arcos de histórias que não seguem uma continuidade tradicional.
“Filmes de ação grandes e espetaculares são, geralmente, sobre vigilantes lutando contra o crime e explodindo alguma merda. Não tem nada a ver com isso. Na verdade, é uma das coisas que Neil Gaiman me disse, que foi ‘Não o coloque socando algo.’ Porque ele nunca faz isso. Se você ler os quadrinhos, não o verá socando alguém. Isso não é o que ele faz. Então, será como um grande e espetacular filme de ação, mas baseado em algo que não tem nada a ver com aqueles velhos clichês.”
Mesmo que Morpheus não enfie a porrada em algo ou alguém, acho que é meio difícil engolir esse conceito de filme de ação que foge dos clichês. Resumindo, querem levar uma narrativa de fantasia intimista para o cinema, porém, adequando-a à mentalidade blockbuster… Não vai dar certo!