Para o público, é um exercício comum nos bate-papos sobre cinema arriscar previsões sobre qual blockbuster vai dominar as bilheterias do ano. Claro que muito disso acaba no terreno da adivinhação, pois muitas vezes aquele filme que investe a maior parte de seu orçamento em marketing acaba naufragando, enquanto aquele mais modesto cai nas graças da audiência geral e arrecada horrores. Parece absurdo afirmar que existe uma fórmula matemática para prever isso, mas a Adobe alega que é possível chegar a um resultado 100% preciso.
Através do software Adobe Digital Index (ADI), segundo a empresa, é possível determinar o sucesso financeiro de um filme medindo as visualizações de trailer e movimentações de mídias sociais, descobrindo se a arrecadação vai superar seu custo de produção. O ADI foi testado no segundo semestre do ano passado e a Adobe alega eficiência total em determinar sucessos ou fracassos, depois de ter testado nove filmes, entre eles O Jogo do Exterminador, De Repente Pai e 47 Ronins, todos mal-sucedidos. Mas o que dizer deste atual verão norte-americano?
No limite do Amanhã já havia sido apontado como fracasso. Acertaram! Como Treinar seu Dragão 2 e A Culpa é das Estrelas classificaram-se como sucessos, o que marca mais pontos para o ADI. Para os próximos lançamentos, as previsões dos fracassos incluem Os Mercenários 3 e Hercules, com The Rock. Houve também um prognóstico negativo para O Destino de Júpiter, mas ele foi adiado para fevereiro de 2015, o que exige nova avaliação.
Entre os saldos positivos para o futuro próximo estão Transformers: A Era da Extinção, Uma Noite de Crime: Anarquia e Guardiões da Galáxia.
Apesar da proclamada infalibilidade, é lógico acreditar que o ADI não garante 100% de acertos. As medições de alguns destes filmes foram feitas entre 01 de março e 10 de maio deste ano, quando muitos deles não tinham trailers completos liberados, guardados para datas mais próximas dos lançamentos. Ainda é preciso lembrar que os estúdios procuram cada vez mais a arrecadação ao redor do globo, o que faz com que, nos casos citados, esses números ainda não sejam definitivos. Todas as informações sobre orçamento e arrecadação podem ser conferidas no site www.boxofficemojo.com.
Bem, se já existe software para escrita de roteiro, uma ferramenta deste tipo era uma consequência, infelizmente.
Fonte: JoBlo