Várias versões cinematográficas da criatura secular
Pois é. A Múmia já tem uma nova encarnação para estrear em junho deste ano, com Tom Cruise, o herói da vez, contra Sofia Boutella (e você já deve saber o que esperar deste filme, graças ao primeiro e ao segundo trailers), mas essa parada vem de longe no cinema. Em 1932, Boris Karloff apareceu como a primeira personificação deste monstro clássico da Universal.
Já são mais de oito décadas de múmias seculares e vingativas no cinema, com vários atores, bem diferentes entre si, fazendo parte desta história. Os grandes Christopher Lee e Lon Chaney Jr. são os mais famosos, com improváveis Arnold Vosloo (quem?) e Jet Li.
O filme original com Karloff, chamado simplesmente The Mummy, não teve continuações oficiais, mas uma espécie de remake com The Mummy’s Hand (1940), que gerou as sequências The Mummy’s Tomb (1942), The Mummy’s Ghost (1944) e The Mummy’s Curse (1944). Em 1955, até a comédia aproveitou a onda com Abbott and Costello Meet the Mummy.
A Hammer pegou a bola
No fim da década de 1950, chegou a hora dos britânicos da Hammer fazerem seu próprio The Mummy (1959), ironicamente aproveitando as ideias dos filmes da Universal de 1940 e 42. O sucesso trouxe mais filmes do estúdio com o tema, sem qualquer relação com o primeiro: The Curse of the Mummy’s Tomb (1964), The Mummy’s Shroud (1966) e Blood from the Mummy’s Tomb (1971) apenas seguiram o que estava dando certo.
Temos também três aventuras com Brendan Fraser. O vídeo do canal The Solomon Society juntou toda essa trajetória de oitenta e três anos de maldições egípcias, com as múmias tradicionais e as que fugiram bastante do padrão “enrolado em ataduras”. Os fãs do terror clássico vão curtir e descobrir algumas produções obscuras neste balaio.
Confira!