Home > Cinema > Realidade virtual mata no curta Uncanny Valley!

Realidade virtual mata no curta Uncanny Valley!

Uncanny Valley apresenta uma perspectiva assustadora da realidade virtual

Realidade virtual é a grande barca que aproxima as fronteiras do universo da psicologia e fenomenologia do universo da tecnologia. Muitos futuristas e cientistas alimentam a plena convicção de que em um futuro não muito distante o VR vai mudar a maneira como lidamos com a própria realidade. Tornada popular pelo livro Neuromancer, de William Gibson, e posteriormente por Matrix, vagamente baseado neste livro, a ideia de que a realidade virtual pode refigurar nossa própria existência no mundo concreto – nublando as fronteiras entre eles – é material para ótimas ficções científicas. Muitas delas – claro – acabam em aterrorizantes distopias.

realidade virtual

No curta Uncanny Valley nós temos uma perspectiva… interessante de como o VR pode ser aplicada de maneiras bastante macabras. Desnecessário dizer, o ponto de partida é um velho conhecido dos gamers: o potencial viciante que um bom VR pode oferecer. Afinal, toda empresa de games prima pela maior imersão e envolvimento possível em seus jogos. E não existe maior imersão do que transpor a própria vida dos usuários para dentro do jogo.

Tudo estaria “bem” – na medida do possível – se essas fossem as únicas consequências. Mas, como bem nos ensina a ficção científica, tudo que nós criamos para expandir nossos horizontes pode e será usado contra nós. Neste curta argentino, escrito e dirigido por Federico Heller, as implicações do uso do VR nos lembram de que a tecnologia e a ciência, sem a orientação ética, podem ser tenebrosas.

Infelizmente, o curta só tem legendas em inglês e francês. Mas é bem auto-explicativo. Confiram essa genial peça de sci-fi:

Já leu essas?
Aventuras do Formigueiro - FormigaCast
As aventuras de produzir conteúdo foram a pauta do FormigaCast!
Super Brinquedos - Kubrick - Spielberg
A história que encantou Kubrick na pauta do Formiga na Tela!
Cultura Pandemia FormigaCast
Cultura em tempos de pandemia na pauta do FormigaCast!
5 diretores que surpreenderam em sua estreia no Formiga na Tela!