Sobre Donald Trump na presidência dos Estados Unidos, a única certeza absoluta que podemos ter é a enxurrada de citações – diretas e indiretas – ao cara em todos os tipos de arte. Fora aquelas que foram feitas no passado e reaparecem, como esse trabalho de Peter Kuper. Falando sobre o presente, o cineasta argentino Ale Damiani (supervisor de efeitos especiais em O Homem nas Trevas) mandou a sua contribuição com o curta-metragem M.A.M.Ó.N.: Monitor Against Mexicans Over Nationwide.
Começando com uma situação surreal, latinos de todas as idades e profissões caindo do céu, no deserto do lado mexicano da fronteira. Com o tal muro construído em volta dos EUA, as pessoas expulsas do país ainda tentam se revoltar, mas um robô gigante feito à semelhança do novo presidente aparece para “pacificar” a situação. Isso mesmo! Um Mecha Trump barbariza geral contra os pobres imigrantes.
Claro que haverá uma virada e um herói improvável surgirá. Confira esse trabalho de Ale Damiani, também roteirista do curta, que não tomará mais que seis minutos do seu tempo. Bem feito e criativo, tem até uma divertida citação a um certo super-herói latino muito conhecido – e amado – pelos brasileiros.