Filme de ficção científica pincela a difícil condição daqueles que “acreditam” no conhecimento
Não existe diálogo no pequeno In the Pines, filme de ficção científica de Zeek Earl e Chris Caldwell. Apenas uma mensagem de voz divagante que é reproduzida conforme a protagonista sem nome faz percorre uma trilha através de um bosque na montanha, ajusta seu equipamento de som como uma versão menos sofisticada de Jodie Foster em Contato, de Carl Sagan, e espera por um OVNI – que ela tem certeza que chegará.
Esta pequena peça trata, de forma bastante singela, sobre uma relação difícil e tensa que permeia a história da humanidade – a relação entre a crença e a ciência. Desnecessário tratar sobre a extensão desse tema aqui – basta dizer que ainda é bastante problemático e elusivo o momento em que elas se cruzam. Às vezes, para uma mente racional descobrir algo novo, é preciso ter crença de que esse algo está lá. Um prato cheio para a ficção científica.
In the Pines é um curta tão curto que o amigo leitor não consegue saber muito sobre a perturbada jovem – mas você pode dizer pela reação da receptora da mensagem de voz, sua mãe, que o seu comportamento é tanto bastante preocupante, como é irritantemente familiar. Se este filme é – ou não – de fato sobre um distúrbio mental ou sobre alienígenas, é tornado relativamente claro ao seu final. Relativamente.
Testa sua própria relação entre fé e conhecimento assistindo In the Pines, amigo leitor. E lembre-se: a verdade está lá fora. Ou não.