Home > Cinema > A Vida Privada dos Hipopótamos – Mais estranho que a ficção!

A Vida Privada dos Hipopótamos – Mais estranho que a ficção!

A Vida Privada dos Hipopótamos

O documentário nacional A Vida Privada dos Hipopótamos (Brasil/2014) acabou por ser uma das mais impressionantes surpresas cinematográficas do ano até agora. Um documentário que mais parece um suspense, tamanha a quantidade de reviravoltas que formam o complicado mosaico do inacreditável fato retratado em sua narrativa.

A Vida Privada dos Hipopótamos

Dirigido pela dupla Maíra Bühler e Matias Mariani, o documentário conta a história do americano Christopher Kirk, um geek especialista em computadores que aborrecido com a rotina, embarca em uma viagem (a primeira viagem internacional de sua vida) para a Colômbia, após ficar interessado em conhecer a história por trás dos hipopótamos do mega-traficante Pablo Escobar, que havia importado os animais antes de ser morto em sua mansão, em 1993. Em sua primeira noite no país sul-americano, Christopher conhece a bela e enigmática V. Uma jovem cheia de vida por quem Kirk imediatamente se apaixona. No entanto, Kirk percebe que sua nova namorada esconde alguns segredos, que viriam a definir sua vida para sempre.

A Vida Privada dos Hipopótamos

A história é contada pelo próprio Christopher, em uma entrevista dada pelo americano em 2010, dentro de um presídio em São Paulo onde ele cumpria pena. Sim, São Paulo, Brasil. Esta complicada e surpreendente história que viaja através de diversos países, é contada com extrema competência por Bühler e Mariani, mesclando o depoimento de Christopher com os de seus amigos americanos, além de enxertos de informações obtidas pela internet e outros veículos, tudo amarrado em uma edição monstruosa.

A Vida Privada dos Hipopótamos

A previsibilidade passou longe da produção. Chegando ao seu terço final, tem-se a impressão de que o destino da história já é certo, os eventos levam à uma completa conversão na narrativa da produção, que inverte e subverte valores e protagonistas, colocando a misteriosa moça colombiana como catalisador de uma assustadora transformação em Christopher, que acaba por se tornar um daqueles personagens da vida real, mais fascinantes do que os ficcionais.

A Vida Privada dos Hipopótamos

Um triunfo do bom cinema documental brasileiro, A Vida Privada dos Hipopótamos é uma impressionante jornada pelos meandros do caráter humano, e do que é necessário para distorcê-lo completamente.

Descobrir isso chega a ser assustador.

 

Já leu essas?
Los Angeles - Cidade Proibida
Los Angeles: Cidade Proibida no Formiga na Tela!
O Homem Que Queria Ser Rei - Formiga na tela
O Homem Que Queria Ser Rei no Formiga na Tela!
O Estrangeiro - Jackie Chan
O Estrangeiro, com Jackie Chan e Pierce Brosnan, no Formiga na Tela!
Encurralado - Spielberg
Encurralado, primeiro filme de Spielberg, no Formiga na Tela!