Home > Cinema > Artigos > SAM RAIMI, GUILLERMO DEL TORO E PETER JACKSON: O Cinema de Horror como berço de gênios! (FINAL)

SAM RAIMI, GUILLERMO DEL TORO E PETER JACKSON: O Cinema de Horror como berço de gênios! (FINAL)

Primeira parte AQUI!

Segunda parte AQUI!

Peter Jackson

Quem assiste ao requinte das produções cinematográficas baseadas na obra do escritor J.R.R. Tolkien, as trilogias O SENHOR DOS ANÉIS (THE LORD OF THE RINGS) e O HOBBIT, não imagina que seu visionário realizador, nascido em 1961, começou a carreira dirigindo produções de Horror e Comédia que eram verdadeiros exemplares trash. Mesmo assumindo esse rótulo, já flertavam com a enorme criatividade e senso de humor de seu diretor.

Trash - Náusea Total

Trash – Náusea Total (1987)

Fome Animal

Fome Animal (1992)

Fascinado por fotografia e filmagem desde criança, Jackson também começou cedo, dirigindo curtas-metragens na companhia de amigos. Seus três primeiros filmes, mesmo sem ter nenhuma relação um com o outro, podem ser considerados parte de uma trilogia trash nojenta e muito engraçada: TRASH: NÁUSEA TOTAL (BAD TASTE), lançado em 1987; CONHEÇA OS FEEBLES (MEET THE FEEBLES), lançado em 1989; e o ótimo FOME ANIMAL (BRAINDEAD), lançado em 1992, já davam uma idéia da feroz criatividade e do mórbido sarcasmo do diretor.

Virada na carreira com Almas Gêmeas (1994)

Virada na carreira com Almas Gêmeas (1994)

No entanto, em 1994, Jackson surpreendeu o mundo ao dirigir com fibra de veterano o forte drama ALMAS GÊMEAS (HEAVENLY CREATURES), com Kate Winslet, filme que imediatamente fez com que o mundo do cinema enxergasse o diretor com outros olhos.

Os Espíritos

Os Espíritos (1996)

Mesmo assim, em 1996, Jackson voltou ao “Terrir” com o divertido OS ESPÍRITOS (THE FRIGHTENERS), filme produzido por Robert Zemeckis e um dos últimos filmes a serem estrelados por Michael J. Fox, que já mostrava sinais mais fortes do Mal de Parkinson que complicou bastante sua carreira cinematográfica. Atualmente, o ator se mantém trabalhando na TV.

A consagração com a Trilogia O Senhor dos Anéis!

A consagração com a Trilogia O Senhor dos Anéis!

Foi então que em 2001, a carreira de Jackson tomou um rumo inesperado, que transformou não só sua trajetória, como principalmente tornou seu nome uma verdadeira potência do cinema mundial: A já citada Trilogia O SENHOR DOS ANÉIS. Filmando os três filmes de maneira simultânea e lançando-as anualmente de 2001 a 2003, Jackson transformou a New Line em uma produtora do primeiro time, rendeu bilheterias astronômicas e ganhou um caminhão de Oscars, incluindo o de Melhor Diretor, por O SENHOR DOS ANÉIS: O RETORNO DO REI (THE LORD OF THE RINGS: THE RETURN OF THE KING), capítulo final da franquia.

King Kong

King Kong (2005)

Um Olhar do Paraíso

Um Olhar do Paraíso (2009)

Dois anos depois, em 2005, Jackson se aventurou em outra produção de mais de três horas, o épico remake de KING KONG, que foi outro estrondo de bilheteria. Em 2009, Jackson flertou com o sobrenatural no drama UM OLHAR DO PARAÍSO (THE LOVELY BONES), com Saoirse Ronan e Mark Wahlberg, que acabou sendo um fracasso de público e crítica.

Retorno à Terra-Média com a Trilogia O Hobbit

Retorno à Terra-Média com a Trilogia O Hobbit

O diretor resolveu então voltar a trabalhar em terreno seguro, e abraçou mais uma trilogia baseada nas histórias da Terra-Média criada por Tolkien, a franquia O HOBBIT, filmada no mesmo esquema da trilogia anterior. É claro que O HOBBIT: UMA JORNADA INESPERADA (THE HOBBIT: AN UNEXPECTED JOURNEY) e A DESOLAÇÃO DE SMAUG (THE DESOLATION OF SMAUG) foram sucessos absolutos de bilheteria, e o capítulo final, atualmente em cartaz, A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS (THE BATTLE OF THE FIVE ARMIES) segue fazendo dinheiro, mesmo com queixas sobre o desgaste da fórmula.

E o que podemos esperar para o futuro destes três nomes?

Sam Raimi, mais produtor que cienasta hoje em dia!

Sam Raimi, mais produtor que cienasta hoje em dia!

Dos três, Raimi é o que mais se mantém discreto. Como diretor, Raimi não tem nenhum novo projeto na agulha. Agora um produtor bem-sucedido, ele tem preferido manter seu nome ligado à novos projetos apenas à título de produtor executivo mesmo, infelizmente.

Guillermo Del Toro não pára...

Guillermo Del Toro não pára…

Jessica Chastain em Crimson Peak

Jessica Chastain em Crimson Peak

Já Del Toro está à todo vapor. No ano que vem o diretor lança o thriller CRIMSON PEAK, onde atua como roteirista e diretor, na produção que conta com Jessica Chastain, Charlie Hunnan e Tom Hiddleston no elenco. E para 2017, Del Toro já tem agendadas as aguardadas produções HELLBOY 3 e CÍRCULO DE FOGO 2.

Peter Jackson envolvido na continuação de Tintim!

Peter Jackson envolvido na continuação de Tintim!

E Peter Jackson? Qual o futuro do homem por trás das trilogias da Terra Média? Ao que tudo indica, Jackson vai assumir o posto de diretor de THE ADVENTURES OF TINTIN: PRISONERS OF THE SUN, sequência do sucesso AS AVENTURAS DE TINTIM, dirigido em 2011 por Steven Spielberg.

A verdade é que independente dos projetos que virão na carreira de cada um destes cineastas, cada um deles trilhou um caminho de grandes e importantes produções de diferentes gêneros. Dramas, Comédias, Aventuras, Ficções… Cada um destes gêneros já foram abordados por Raimi, Jackson e Del Toro, mas o talento e o sucesso de cada um deles se originou no cinema de Horror, um gênero que esperamos que – algum dia – seja ovacionado como sempre deveria ter sido.

Já leu essas?
Franquias no Cinema - FormigaCast
Franquias no Cinema e além na pauta do FormigaCast!
Resenha de Horror Noire, da DarkSide
Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror
Crítica de Predadores Assassinos
Predadores Assassinos -A união do cinema catástrofe com o horror!
VHS no Catarse
VHS em campanha no Catarse!